Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento:
https://hdl.handle.net/10923/7770
Tipo: | masterThesis |
Título: | Para além do olhar: o ponto de vista no filme A mulher sem cabeça |
Autor(es): | Moreno, Vicente Nunes |
Orientador: | Gerbase, Carlos |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Data de Publicação: | 2015 |
Palavras-chave: | CINEMA NARRATOLOGIA A MULHER SEM CABEÇA (FILME) - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO |
Resumo: | Essa dissertação tem por objetivo mapear o debate acerca do ponto de vista no cinema a partir de uma perspectiva narratológica genettiana, definindo os agentes responsáveis pela narrativa, bem como suas formas de modulação subjetiva — em especial o trinômio ocularização, auricularização e focalização. Os conceitos mapeados são então aplicados na análise de A Mulher Sem Cabeça (La Mujer Sin Cabeza, Lucrecia Martel, 2008), procurando entender as estratégias narrativas empregadas no filme (mise en scène, mise en cadre, mise en chaîne) para alcançar uma subjetivação atípica da diegese. This dissertation is aimed at mapping the debate around the point of view in cinema from a narratological genettian perspective, defining the agents responsible for the narrative, as well as its forms of subjective modulation - especially the triad focalization, ocularization and auricularization. The mapped concepts are then applied in the analysis of The Headless Woman (La Mujer Sin Cabeza, Lucrecia Martel, 2008), in an attempt to understand the narrative strategies employed in the film (mise en scène, mise en cadre, mise en chaîne) to reach an atypical subjective narration. |
URI: | http://hdl.handle.net/10923/7770 |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
|
Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.