Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7770
Tipo: masterThesis
Título: Para além do olhar: o ponto de vista no filme A mulher sem cabeça
Autor(es): Moreno, Vicente Nunes
Orientador: Gerbase, Carlos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2015
Palavras-chave: CINEMA
NARRATOLOGIA
A MULHER SEM CABEÇA (FILME) - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
Resumo: Essa dissertação tem por objetivo mapear o debate acerca do ponto de vista no cinema a partir de uma perspectiva narratológica genettiana, definindo os agentes responsáveis pela narrativa, bem como suas formas de modulação subjetiva — em especial o trinômio ocularização, auricularização e focalização. Os conceitos mapeados são então aplicados na análise de A Mulher Sem Cabeça (La Mujer Sin Cabeza, Lucrecia Martel, 2008), procurando entender as estratégias narrativas empregadas no filme (mise en scène, mise en cadre, mise en chaîne) para alcançar uma subjetivação atípica da diegese.
This dissertation is aimed at mapping the debate around the point of view in cinema from a narratological genettian perspective, defining the agents responsible for the narrative, as well as its forms of subjective modulation - especially the triad focalization, ocularization and auricularization. The mapped concepts are then applied in the analysis of The Headless Woman (La Mujer Sin Cabeza, Lucrecia Martel, 2008), in an attempt to understand the narrative strategies employed in the film (mise en scène, mise en cadre, mise en chaîne) to reach an atypical subjective narration.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7770
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