Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/8338
Tipo: masterThesis
Título: Educação ambiental e currículo: um olhar sobre a formação inicial de professores de Ciências e Biologia
Autor(es): Schmitt, Lilian Alves
Orientador: De la Fare, Mónica
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo: The aim of this research is to analyze the initial training of Science and Biology teachers and how it relates to the theme of Environmental Education, from the perspective of curricular elements of the Biology Education Degree at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul, with the theoretical approach of the Critical Theory of the Curriculum. To this end, the methodological strategy included document analysis of the Course’s Pedagogical Project, including summaries and plans from all classes which are part of the course, focus groups with undergraduate students, interviews with teachers from two classes and participant observation in the Conservation Biology class. Using this methodological strategy, which includes mixed instruments (interviews, field diaries, data from focus groups, document analysis and literature review), we observed that the Biology Education Degree includes curricular experiences in Environmental Education. These experiences take place both in specific activities of the core curriculum, mainly in the Conservation Biology class, and in other formative spaces ensured by the course, such as the Institutional Grant Program for Teaching Initiation (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID), understood as a powerful space regarding Environmental Education because of its connection to schools and the practice ensured by the teaching experience. Although teachers and students recognize these spaces as formative in regards to Environmental Education, they acknowledge the need to broaden the discussion on the topic, shifting the discussion from commonplace (involving traditional topics as "garbage" and "recycling") and including social and environmental discussions related to the political context of the city of Porto Alegre. Although these issues are present in these curricular spaces, a critical approach to Environmental Education appears to be marginalized. The presence of a conservative and conservationist bias in practices and concepts is present. The initial training for politically engaged teachers in environmental issues of their contexts cannot be limited to the transmission of technical information on biological subjects. Training of educators sensitive to the environmental agenda undergoes a curriculum that is also sensitive to this issue and the university, as a sustainable educating space, needs to increase its efforts in this task.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a formação inicial de professores de Ciências e Biologia no que se refere ao tema da Educação Ambiental, a partir dos elementos curriculares do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tendo como enfoque teórico as Teorias Críticas do Currículo. Para tal, enquanto estratégia metodológica foram realizadas a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, incluindo ementas e planos de todas as disciplinas que o compõem, grupos focais com alunos da licenciatura, entrevistas com professores de duas disciplinas e observação participante na disciplina de Biologia da Conservação. Partindo dessa estratégia metodológica, que incluiu instrumentos mistos (entrevistas, diários de campo, dados dos grupos focais, análise documental e pesquisa bibliográfica), foi possível perceber que o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas conta com experiências curriculares em Educação Ambiental. Essas experiências ocorrem tanto no núcleo disciplinar, em atividades pontuais principalmente na disciplina de Biologia da Conservação, quanto em outros espaços formativos garantidos pelo curso, como é o caso do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), entendido como espaço potente no que se refere à Educação Ambiental em virtude de sua interface com a escola e da prática garantida pela experiência em docência. Embora professores e alunos reconheçam esses espaços como formadores no que se refere à Educação Ambiental, há ainda o reconhecimento da necessidade de ampliação da discussão sobre o tema, no sentido de migrar as práticas de um lugar-comum (que envolvem temas tradicionais como “lixo” e “reciclagem”) e incluir outras discussões ambientais também relacionadas ao contexto sociopolítico da cidade de Porto Alegre. Embora haja a presença do tema nesses espaços curriculares, parece ainda marginalizada a abordagem sobre a Educação Ambiental desde um sentido crítico. É presente um viés conservador e conservacionista nas práticas e concepções adotadas. A formação inicial de professores engajados politicamente nas questões ambientais de seus contextos não pode se restringir a transmissão de informações técnicas sobre conteúdos biológicos. A formação de educadores sensíveis e capacitados para desenvolver a pauta ambiental passa por um currículo também sensível a este tema. A universidade, pensada enquanto espaço educador sustentável, precisa ampliar esforços nesta tarefa.
URI: http://hdl.handle.net/10923/8338
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