Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/9141
Tipo: doctoralThesis
Título: Educação inclusiva: um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre
Autor(es): Silva, Marcelo Oliveira da
Orientador: Vitória, Maria Inês Côrte
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO
Resumo: O presente estudo aborda a Educação Inclusiva em uma escola privada da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa, de cunho qualitativo, configura-se em um Estudo de Caso, na perspectiva adotada por André (2008). O Estudo de Caso foi construído a partir da percepção das diretoras, da equipe de apoio e das professoras, bem como pelas observações e pela pesquisa documental. Nesse sentido, foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas e oito visitas antes da qualificação e 38 observações depois da qualificação, além do registro de 17 atividades realizadas junto à comunidade escolar investigada. A Escola objeto deste estudo explicita por meio de seu Projeto Político Pedagógico que está fundamentada teoricamente em três pilares: a inclusão, a psicanálise e a pedagogia de projetos. Pela pesquisa, ficou evidenciado que tais pilares na prática funcionam em harmonia e desenvolvem um ambiente acolhedor e inclusivo. Percebe-se em todo o fazer pedagógico a intenção de promover a atitude inclusiva. A inclusão é entendida como o processo que visa acolher a diversidade e harmonizar as diferenças no espaço coletivo. Logo, a prática da inclusão ocorre independentemente do diagnóstico e da deficiência, e está relacionada ao momento vivido pelas crianças.
This study focuses on inclusive education at a private school in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. The qualitative research consists of a Case Study and made use of the approach described by André (2008). The Case Study was built making use of the perceptions of the school principals, support staff and teachers, as well as class visits and the documentary research. Data was collected in the shape of six semi-structured interviews and eight class observations at an early stage. At a later stage, data was assembled from 38 class observations and also from notes taken in the course of 17 outside-the-classroom events held by the school community. The school that was the subject of this study states in its Political Pedagogic Plan [a document each Brazilian school must have explaining their educational goals and principles] that the school principles are theoretically based on three pillars: inclusion, psychoanalysis and project-based pedagogy. It became evident that in practice the three pillars work in harmony and help develop a friendly and inclusive environment. The intent to promote inclusive attitudes can be verified throughout the pedagogical processes. In this context, inclusion is understood as a process aiming to embrace diversity and harmonize the differences in the collective space.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9141
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