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dc.contributor.advisorFay, Cláudia Musa
dc.contributor.authorAlmeida, Michel Willian Zimmermann de
dc.date.accessioned2016-11-30T11:28:06Z-
dc.date.available2016-11-30T11:28:06Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/9552-
dc.description.abstractThe thesis that follows, aimed at analyzing the Brazilian automobile industry between the 1970s and 1990s from the analysis of business development John Gurgel, Aldo Besson and Iltemar Gobbi and its companies, Gurgel Motores SA and Aldo Auto Covers, later renamed Besson, Gobbi SA the starting point was the realization that the automotive industry plays today a central role in the Brazilian economy. So, we tried to identify the strategies that have enabled the development of these two automobile companies of national nature, its growth ambitions and the way they related to multinationals, this industrial branch, installed here. High taxes that protected the Brazilian industry in the years 70/80, allowed the emergence of dozens of small manufacturers over the proposed period. However, the economic imbalance of the eighties, demanded immense creativity of these entrepreneurs, who started the 1990s with an economic opening that exposed their markets and companies for competition with imports. From this, we fix its technological developments and innovation capabilities as a central means for understanding their realities and potentials. Methodologically, this thesis was based on bibliographic analysis and primary documents, combined with several interviews with people involved in the issue, and others performed in various news programs.en_US
dc.description.abstractA tese que segue, buscou analisar a indústria automobilística brasileira entre as décadas de 1970 e 1990 a partir da análise do desenvolvimento empresarial de João Gurgel, Aldo Besson e Iltemar Gobbi e suas empresas: Gurgel Motores S. A. e Aldo Auto Capas, renomeada posteriormente para Besson, Gobbi S. A. Para tanto, partimos da compreensão de que a indústria automobilística desempenha ainda hoje papel central na economia brasileira. Assim, buscamos identificar as estratégias que permitiram o desenvolvimento destas duas empresas automobilísticas de cunho nacional, suas ambições de crescimento e a forma com que se relacionavam com as multinacionais deste ramo industrial aqui instaladas. Os elevados impostos que protegiam a indústria brasileira, entre os anos 70/80, permitiram o surgimento de dezenas de pequenas montadoras ao longo do período proposto, todavia, o desequilíbrio econômico dos anos oitenta, exigia imensa criatividade destes empresários, que iniciaram a década de 1990 com uma abertura econômica que expôs seus mercados e empresas para a competição com os importados. Por esse meio, fixamos seus desenvolvimentos tecnológicos e capacidades de inovação como meio central para a compreensão de suas realidades e potencialidades. Metodologicamente, esta tese foi centrada em análises bibliográficas e de documentos primários, combinados com a realização de diversas entrevistas com pessoas envolvidas ao tema e outras realizadas em programas jornalísticos diversos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectINDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICApt_BR
dc.subjectAUTOMÓVEIS - HISTÓRIApt_BR
dc.subjectBRASIL - HISTÓRIA ECONÔMICApt_BR
dc.titleCarro não se constrói, compra-se: o empreendedor brasileiro na indústria automobilística entre os anos 70 e 90pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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