Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10923/9609
Type: | masterThesis |
Title: | Estudantes bolsistas PROUNI e o curso de pedagogia da PUCRS: do acesso à permanência |
Author(s): | Santos, Ângela Ribas dos |
Advisor: | Salata, André Ricardo |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Graduate Program: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Issue Date: | 2016 |
Keywords: | ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS PEDAGOGIA - ENSINO SUPERIOR ENSINO SUPERIOR - BRASIL EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCAÇÃO |
Abstract: | A presente pesquisa buscou evidenciar as dificuldades enfrentadas por estudantes bolsistas do Prouni para permanecer no ensino superior. O objeto desse estudo foram estudantes do curso de Pedagogia, em uma Instituição de ensino superior privada de Porto Alegre. A pesquisa teve cunho quantiqualitativo e os dados foram considerados através da análise de conteúdo. A análise das informações obtidas evidenciou que a principal dificuldade encontrada por esses estudantes está relacionada à falta de tempo para se dedicar aos estudos, seguido de dificuldades materiais para permanecer na universidade. Além disso, a pesquisa identificou semelhanças entre os dados dos estudantes bolsistas e não bolsistas. Concluímos que não existe uma diferença significativa entre esses dois públicos, por acreditarmos que o perfil desses estudantes pertence a um novo público que está ingressando no ensino superior privado. Essa abertura está atrelada ao investimento em políticas públicas que passou a oportunizar a democratização do acesso ao ensino superior, facilitando, dessa forma, o acesso à universidade por um público oriundo de famílias populares. This research focuses on highlight the difficulties faced by Prouni scholarship students, to remain in higher education. The object of this study were students of Faculty Education at a private higher education institution in Porto Alegre. The research has the focus on quantitative and qualitative analysis, and the data is considered by content analysis. The analysis of the information obtained, showed that the main difficulty for these students is related to the lack of time to devote to studies, followed by material difficulties to stay in college. Also, the survey identified similarities between scholarship and non-scholarship students. We conclude that there is no significant difference between these two groups, we believe that the profile of these students belongs to a new audience that is entering the private higher education. This openness is linked to investment in public policies that began to create opportunities to democratize access to higher education, facilitating, thus, access to university for a public, coming from popular families. |
URI: | http://hdl.handle.net/10923/9609 |
Appears in Collections: | Dissertação e Tese
|
All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.