Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/9633
Tipo: doctoralThesis
Título: Teoria geral da imagem e a produção de sentidos: modelo aplicado à recepção
Autor(es): Sandri, Tammie Caruse Faria
Orientador: Hohlfeldt, Antônio
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2016
Palabras clave: COMUNICAÇÃO VISUAL
IMAGENS - REPRESENTAÇÃO
TEORIA DA COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumen: A Teoria Geral da Imagem, de Justo Villafañe e Norberto Mínguez, propõe um caminho de análise que observa o que há de mais essencial numa narrativa visual: seus elementos compositivos e as significações que seus arranjos evocam. A tese a vislumbra como teoria de base para análise do discurso visual e acrescenta que o estudo das significações pode, além de observar o campo da análise sobre o produzido, contemplar o da recepção, devido ao caráter recíproco do processo de comunicação. A proposta encontra eco na dúvida comum a muitos receptores, diante de uma imagem: só eu estou vendo isto? Dúvida que acomete também muitos analistas da imagem e remete ao que existe de mais básico em uma imagem: seus aspectos estruturais, evocados pela Teoria. Assim, indica um modelo de aplicabilidade da Teoria Geral da Imagem para o estudo da produção de sentidos na recepção, discutindo a validade da Teoria e considerando que das estruturas se formam os padrões memorizados e passíveis de constituir cultura. A pesquisa exploratória, a partir do modelo proposto, analisa experiências concretas, com receptores voluntários, sobre os efeitos de sentido na interlocução entre o produzido e a recepção de cenário do programa de televisão Conversas Cruzadas, de capas das revistas Vogue e Times e de anúncios da WWF e Panasonic. Os resultados apontam que o cruzamento de análises apresenta contribuições para o campo de estudos visuais e para o aprimoramento das práticas profissionais na área.
The General Theory of Image, by Justo Villafañe and Norberto Mínguez, fits this investigative clipping to propose a path of analysis that note what is most essential in a visual narrative: its compositional elements and meanings that their arrangements evoke. The thesis sees the general theory of image as a basis theory for analysis of any visual discourse and adds that the study of meaning is only completed if contemplate the reception, in addition to observing the field of production, due to reciprocal nature of the communication process. The proposal echoes in the common question to many receivers in front of a picture: only am I seeing this? This doubt also affects many analysts image and refers to what is most basic in an image: its structural aspects, mentioned by the Theory. With a applicability of the General Theory of Image to the study of meaning production and reception in visual discourse, the thesis discusses the validity of the theory and believes that the structures forms the patterns, which forms culture. Exploratory research, from the proposed model, examines concrete experiences with volunteers receptors on the effects of meaning in the interlocution between the produced and the reception of television program scenario Palavras Cruzadas, covers of Vogue and Times magazines and ads of WWF and Panasonic. The results show the contributions that the cross analysis has to visual studies and to the improvement of professional practices in the area.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9633
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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