Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/9938
Tipo: doctoralThesis
Título: Dimensões possíveis para o diálogo na comunicação estratégica : tecituras e religações entre o relatório de sustentabilidade e as mídias sociais da Vale
Autor(es): Oliveira, Rosângela Florczak de
Orientador: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2016
Palabras clave: COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES
COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
COMPLEXIDADE
DIÁLOGO
Resumen: Religar conhecimento e tecer junto o que emergiu de diferentes espaços de pesquisa para poder compreender as manifestações possíveis do diálogo na comunicação estratégica foi o desafio estabelecido neste trabalho, com fins de alcançar contribuições científicas para o campo da comunicação no contexto das organizações. Na pesquisa desenvolvida a partir dos princípios da complexidade de Morin (2002, 2007, 2008), (re) conhecemos um mundo em transformação no qual a racionalidade instrumental – característica da modernidade – perde força e passa a conviver com novas abordagens do conhecimento. Abordagens essas que analisam a sociedade, as organizações, a gestão, os vínculos e as relações entre sujeitos, em ambientes marcados pela complexidade e pela incerteza. Investigamos, por meio de pesquisa qualitativa e exploratória, as contribuições que diferentes áreas do conhecimento como a Linguística, a Sociologia e a Filosofia aportam sobre a compreensão do diálogo. No espaço das práticas, por meio de pesquisa empírica, analisamos, interpretamos e (re) ligamos o diálogo assumido no Relatório de Sustentabilidade 2014 e o praticado na ambiência virtual das mídias sociais da empresa de mineração Vale. Como resultado, passamos a compreender o diálogo proporcionado pelas interações entre os sujeitos como o próprio espaço de transformação. Apresentamos o diálogo dialógico como a proposição de um processo que pode acontecer a partir de interações espontâneas e/ou estrategicamente geridas na comunicação que se dá no contexto das organizações, transcendendo a, ainda presente e predominante, dimensão instrumental- informacional.
To reconcile knowledge and weave together what emerged from different research spaces to be able to understand the possible manifestations of the dialogue in strategic communication was the challenge established in this work, in order to reach scientific contributions to the field of communication in the context of organizations. In the research developed from the principles of the complexity of Morin (2002, 2007, 2008), we recognize a world in transformation in which the instrumental rationality - characteristic of modernity - loses strength and comes to live with new approaches of knowledge. These approaches analyze society, organizations, likings, and relationships between subjects, in environments marked by complexity and uncertainty. We investigate, through qualitative and exploratory research, the contributions that different areas of knowledge, such as Linguistics, Sociology, and Philosophy, contribute to the understanding of dialogue. In the space of practices, through empirical research, we analyze, interpret and (re) connect the dialogue assumed in the 2014 Sustainability Report and practiced in the virtual environment of the social media of the mining company Vale. As a result, we come to understand the dialogue provided by the interactions between the subjects as the space of transformation itself. We present dialogical dialogue as the proposition of a process that can happen from spontaneous and/or strategically managed interactions in the communication that occurs in the context of the organizations, transcending the still present and predominant instrumental-informational dimension.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9938
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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