Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/10873
Tipo: doctoralThesis
Título: Contextos distantes, ideas compartidas: una historia comparada sobre la apropiación de la ideas de izquierda (Colombia y Brasil: 1886-1930)
Autor(es): Trujillo, Eduard Esteban Moreno
Orientador: Maia, Tatyana de Amaral
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: INTELECTUAIS - AMÉRICA LATINA
HISTÓRIA POLÍTICA
BRASIL - HISTÓRIA
COLÔMBIA - HISTÓRIA
HISTÓRIA
Resumen: A pergunta que direciona esta tese se centra em determinar: que caraterísticas apresento o processo de apropriação das ideais de esquerda por parte das primeiras gerações de lideres intelectuais da esquerda, durante as primeiras décadas do século XX em Brasil e na Colômbia? Para responder esta questão determinaram-se as particularidades e as generalidades de dita apropriação, no marco da trajetória de seis (6) intelectuais-populares: Abilio de Nequete, Astrojildo Pereira e Edgar Leuenroth, para o caso brasileiro; e Raúl Eduardo Mahecha, Ignacio Torres Giraldo e Tomás Uribe Márquez, para o contexto colombiano. Os pressupostos conceituais centram-se no desenvolvimento da categoria apropriação, adotada como um exercício que implica a recepção, a interpretação e a pratica das ideias. Além disso, propõe-se uma explicação de aquilo que se assume como as ideais força da esquerda: A liberdade e a igualdade, a união solidaria, a resistência e a revolução. A metodologia esta determinada pela perspectiva comparada, ao partir da qual se determinam similitudes e discrepâncias nos dois contextos. As fontes de pesquisa centram-se nas produções escritas, livros e jornais, dos intelectuais-populares estudados.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10873
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000485675-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,56 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.