Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/1103
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antonioen_US
dc.contributor.authorPereira, Daniel Steinbruchen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:40:30Z-
dc.date.available2013-08-07T18:40:30Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1103-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta a relação entre Orientação para Mercado e Inovação no segmento de Tecnologia da Informação em empresas do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, são descritos os conceitos de Orientação para Mercado e Inovação. A relação que caracteriza o tema deste estudo: Orientação para Mercado e seu impacto em Inovação é descrita e fundamentada. Através de uma pesquisa descritiva com 179 empresas participantes do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (SEPRORGS) foi possível identificar a prática e a importância de Orientação para Mercado e Inovação para este segmento, além de analisar o impacto da Orientação para Mercado em Inovação para estas empresas. Os resultados encontrados reforçam as pesquisas anteriores acerca desta relação confirmando, portanto, a vertente teórica que indica Orientação para Mercado como condutor da prática de Inovação. Destaca-se, entre as conclusões, que neste segmento existe atenção e reconhecimento de que atividades ligadas a Orientação para Mercado auxiliam na pratica de Inovação. Ainda assim, a prática de pesquisa de mercado, que é uma atividade ligada a ‘Geração de Inteligência’, poderia receber mais atenção por parte destas empresas de modo a reforçar a capacidade das mesmas na prática de Inovação.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis presents the relationship between Market Orientation and Innovation in the Information Technology market segment in Rio Grande do Sul. A theoretical foundation sustains the study, describing Market Orientation and Innovation. The impact of Market Orientation on Innovation, which characterizes this study, is theoretically described. Through a descriptive research with 179 organizations from the Information Technology Organizations Union (SEPRORGS) it is possible to identify the importance of Market Orientation and Innovation to this market. Results confirm that for this group of organizations, Market Orientation leads to Innovation, as provided by the theoretical foundation. In this market, organizations recognize that practices of market orientation helps practices of innovation, although market research, an important activity of ‘Intelligence Generation’ could gain more attention as a reinforcement for innovation.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.subjectMERCADO - ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.subjectINOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleOrientação para mercado e inovação em empresas de tecnologia de informaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000389450-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo376,71 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.