Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/14956
Type: masterThesis
Title: A trajetória e as colunas cinematográficas de Ironides Rodrigues para a marcha (1954-1962)
Author(s): Predebon, Gabriel Soares
Advisor: Paredes, Marçal de Menezes
Gonçalves, Leandro Pereira
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em História
Issue Date: 2019
Keywords: INTEGRALISMO - BRASIL
CINEMA
MOVIMENTO NEGRO
CATOLICISMO
BRASIL - HISTÓRIA POLÍTICA - SÉCULO XX
Abstract: Este estudo objetiva analisar as colunas cinematográficas de Ironides Rodrigues (1923-1987) para o jornal A Marcha, órgão oficial do Partido de Representação Popular, de tendências conservadoras e herdeiro político da Ação Integralista Brasileira, movimento de inspiração fascista da década de 1930. Busca-se compreender, mediante a análise da trajetória do autor, marcada por seu envolvimento no movimento negro, notadamente com o Teatro Experimental do Negro fundado por Abdias Nascimento, a relação entre o integralismo e a questão racial, assim como seu pensamento político e sua fé católica. Com base em suas colunas cinematográficas, busca-se analisar a inserção do autor na crítica cinematográfica, além de tentar compreender seu pensamento político por intermédio de sua sociabilidade com diversos escritores católicos conservadores ligados ao integralismo. Também se analisa o catolicismo presente nas colunas, suas aproximações e seus distanciamentos em relação aos grupos católicos organizados em relação ao cinema, e a presença da questão racial em suas colunas.
This study aims to analyze the cinematographic columns that Ironides Rodrigues (1923-1987) wrote for the newspaper A Marcha, the official organ of the Partido de Representação Popular, of conservative tendencies and political heir of Ação Integralista Brasileira, fascist inspired movement of the 1930’s. It aims to comprehend, through the author’s trajectory, marked by his involvement within the Black Movement, mainly the Teatro Experimental do Negro, funded by Abdias Nascimento, the relations between integralism and the racial question, as his political tendencies and catholic faith. Through his cinematographic columns, the study aims to analyze the author’s insertion in the cinematographic criticism, Besides the Catholicism that in his columns, its distances and approximations with the organized groups in relation to cinema and the presence of the racial question in his columns.
URI: http://hdl.handle.net/10923/14956
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000495041-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,18 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.