Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2080
Type: masterThesis
Title: Hipermodernidade e suas questões de consumo: o hiperconsumidor e as fastfashions
Author(s): Souza, Carolina Conceição e
Advisor: Silva, Juremir Machado da
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2011
Keywords: PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO SOCIAL
CONSUMIDORES
IMAGINÁRIO
Abstract: Vivemos na Hipermodernidade, um fenômeno societal paradoxal de pseudopresentismo, neo-futurismo e busca incessante de satisfação das necessidades emocionais. Este trabalho interessa-se especificamente pelas mudanças no campo do consumo e a reestruturação que o mercado vem passando na tentativa de encantar este novo consumidor. Através de uma pesquisa teórica que versa sobre hipermodernidade, consumo, sedução, imaginário e publicidade, estudamos o caso das fastfashions, já que acreditamos que o campo da Moda encontra-se em estágio avançado de reorganização estrutural. Apoiando-se na sociologia compreensiva e numa forte base teórica, buscamos entender como se dá o processo de compreensão do imaginário e sedução na Hipermodernidade, através da análise do lookbook da marca C&A, sendo nosso estudo de caso ancorado nos consumidores da loja localizada em Pelotas/RS. Os dados coletados, cruzados com a pesquisa teórica previamente realizada, buscaram a compreensão do fenômeno de impressão e compreensão do imaginário, proposto pelas fastfashions neste conceito de Hipermodernidade.
We live in in the Hypermodernity, a controversial social phenomena of pseudopresentism, neo-futurism and an unending search to satisfy emotional needs. This study is interested specifically in the changes of the consumption field, as well as the structural changes the market needs to undergo in order to attract this new type of consumer. We study the case of fastfashion since we believe that the field of fashion is in an advanced state of structural reorganization. This study is done through a theoretical research that discusses hypermodernity, consumption, seduction, imaginary and advertisement. We aim to understand the process of comprehension of the imaginary and seduction in hypermodernity, through the analysis of the lookbook of the C&A brand, this is done base on comprehensive sociology and a strong theoretical foundation. The case study is anchored in the consumers of the store localized in Pelotas/RS. The data obtained, matched with the theoretical research performed previously, surveyed the phenomena of impression and comprehension of the imaginary, intended by the fastfashions in this concept of Hypermodernity.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2080
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