Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/2696
Type: doctoralThesis
Title: Curso de licenciatura em matemática a distância: o entrelaçar dos fios na (re)construção do ser professor
Author(s): Bierhalz, Crisna Daniela Krause
Advisor: Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2012
Keywords: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
Abstract: A tese intitulada O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância: o entrelaçar dos fios na (re)construção do ser professor, problematiza as identidades docentes que estão sendo (re)criadas em nome de um novo modelo educacional - o curso de formação de professores na modalidade a distância. O objetivo principal é compreender se a formação do professor em um curso a distância favorece a construção de uma nova identidade docente e, em caso afirmativo, quais são os elementos que a constituem. Ou se está reforçando, através da tecnologia, as representações hegemônicas da nossa sociedade sobre a docência. O referencial teórico perpassa os pressupostos sobre EaD apresentados por Formiga (2009), Belloni (2008), Moore e Kearsley (2007) e Peters (2006). No âmbito da formação de professores, amparo-me nos estudos desenvolvidos por Nóvoa (1995), Tardiff (2002 e 2008) e Pimenta (2008, 2009). As questões de identidade apóiam-se em Hall (1997) e Woodward (2000). A pesquisa de caráter qualitativo, teve como lócus o Curso de Licenciatura em Matemática a Distância - UFPel, envolveu seis pólos, 78 discentes, 02 professores e 04 ferramentas (blogs, fóruns, narrativas e relatórios de estágio). Organizou-se em três etapas: análise dos documentos, observação e captura de telas do AVA e análise do conteúdo das quatro ferramentas. Os dados foram analisados de acordo com a análise textual discursiva defendida por Moraes (2003 e 2006).A pesquisa confirmou a tese: a identidade no CLMD é uma construção individual e social marcada por múltiplos fatores que interagem entre si, resultando numa série de representações que os sujeitos fazem de si mesmos e de suas funções, estabelecidas consciente e inconscientemente. Perpassa pelas histórias de vida, condições concretas de trabalho, o imaginário recorrente acerca da profissão, a gênese e desenvolvimento histórico da função docente, os discursos que circulam no mundo social e cultural acerca dos docentes e da escola, todos mediados por tecnologias.
The dissertation entitled Distance Math degree: the intertwining of threads in the (re)construction of the teacher discusses the teaching identities that are being (re)created in name of a new educational model – the distance training course for teachers. The main objective is to understand whether the formation of the teacher in a distant learning course favors the construction of a new teaching identity, and, in that case, what the elements of its constitution are, or whether this formation is just reinforcing, through technology, the hegemonic representations of our society about teaching. Our reflections on distance learning are based on the assumptions presented by Formiga (2009), Belloni (2008), Moore and Kearsley (2007), and Peters (2006). As regards teaching formation, we have found support on the studies developed by Nóvoa (1995), Tardif (2002; 2008) and Pimenta (2008, 2009). The identity issues are established on Hall (1997) and Woodward (2000). This qualitative research had, as its locus, the distance Math degree and involved 6 satellite schools, 78 teachers-to-be, 2 professors and 4 tools (blogs, forums, narratives and training period reports). It is organized in three moments as follows: document analysis, observation and capture of AVA screens, and content analysis of the four tools. The data were analyzed according to the discursive textual analysis defended by Moraes (2003 and 2006).This dissertation aims at showing how the identity at CLMD (Distance Math Degree) is understood as an individual and social construction marked by multiple factors that interact with each other, resulting in a number of representations that individuals make of themselves and of their functions, establishing, conscious and unconsciously, negotiations that pervade their life stories, sound working conditions, the recurrent imagery about the profession, the genesis and historical development of teaching, the existing discourses in the social and cultural world concerning teachers and school, all of them mediated by cuttingedge technologies.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2696
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