Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/2772
Tipo: masterThesis
Título: Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação
Autor(es): Baez, Marcio Alessandro Cossio
Orientador: Stobäus, Claus Dieter
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO SUPERIOR
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo: Atualmente existem inúmeros trabalhos que relatam sobre a formação de professores, cada um deles com um enfoque especial e único. O que mais nos inquietava era o fato de maior parte destes estudos enfocarem análises sobre as perspectivas na formação acadêmica na área de Educação Física, sem jamais preocupar-se com o processo de formação, visto pelo prisma dos principais atores do mesmo, os discentes. Para isso, foi necessário questionarmos quais os motivos que levam a buscar a formação em Educação Física, bem como identificar, através de registros, observações e análise de particularidades da fala dos acadêmicos, a relação entre a imagem pré-estabelecida e a realidade encontrada nos cursos de formação de professores de Educação Física, e, por fim, identificar o contexto em que estão inseridos os acadêmicos de Educação Física e sua influência na formação. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso descritivo, de cunho qualitativo, no qual buscamos compreender os fenômenos nas suas origens e na perspectiva do participante entrevistado/observado.Os discentes analisados/observados são do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Campus Uruguaiana, entrevistados de forma coletiva e individual, além de observados em sua realidade cotidiana, o que possibilitou análises complementárias entre si, de como se dão as relações e as tendências dos principais enfoques da formação em Educação Física, cujas categorias são: Identidade profissional; escolha profissional; experiências acadêmicas; e visão profissional. Revelam habilidades utilizadas pelos acadêmicos durante seu processo de trans(formação) em profissionais de Educação Física, evidenciando que, com o passar dos anos, o amadurecimento, os relatos sofrem transformações, demonstrando uma maior valorização de experiências que proporcionem um crescimento acadêmico.
Nowadays there are many works which report teachers’ formation, each of them with a special and single focus. However, what disturbed us was the fact that most of these studies present analysis about the views of academic formation in Physical Education area with no concerns about the formation process from the main actors' view, the students. For this, it was necessary to ask which reasons lead students to Physical Education degree, besides identifying, through registers, observations and analysis of students’ speeches particularities, the relation between pre-established image and the reality found in Physical Education courses. Finally, it was necessary to identify the context where are the Physical Education students and its influence in their formation. The research was characterized as a descriptive case study, in a qualitative aim, in which we look for understand the phenomena in their beginnings and in the participant’s view. The analysed/observed students are from the Physical Education course of Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Campus Uruguaiana. They were interviewed in groups and individually, and they were observed in their reality, which made possible complementary analysis of relations and tendencies of the main focuses on Physical Education formation, which categories are: professional identities; professional choices; academic experiences and professional vision. It is revealed that all the skills used by students during their (trans)formation process in Physical Education professionals, proving that, as time goes by, the reports change, showing a higher valorization of experiences that supply an academic growth.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2772
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000400733-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo539,76 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.