Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/2965
Tipo: masterThesis
Título: Educação ambiental: a trajetória dos agricultores da Lagoa do Junco – Tapes RS
Autor(es): Job, Leila Fatima Corrêa
Orientador: Lima, Valderez Marina do Rosário
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
EDUCAÇÃO FORMAL
EDUCAÇÃO INFORMAL
Resumo: Este estudo objetiva compreender a relação existente entre educação ambiental e organização em cooperativa, numa sociedade sustentável. Adotou-se como metodologia a observação participante e entrevistas não estruturadas, realizadas de maneira não formal. A análise textual discursiva deu origem a três categorias: descrição do ambiente, hábitos e costumes da comunidade; observação se há ou não conflito entre educação ambiental, educação formal e educação não formal; trajetória da comunidade até a sustentabilidade através da produção orgânica de alimentos. Concluiu-se que a comunidade estudada evoluiu para a sustentabilidade devido à mudança de paradigma, ao passar da forma convencional de produção para a orgânica. Verificou-se também que a educação ambiental não formal concretiza-se na prática do cotidiano, como complementação à educação formal, do currículo escolar.
This study aims to understand the relationship between environmental education and cooperative organization, in a sustainable society. It was adopted as a methodology the participant observation and unstructured interviews, conducted in a non-formal way. Textual discursive analysis led to three categories: description of the environment, habits and customs of the community, observing whether there is conflict between environmental educations, formal and non-formal education; path to sustainability of the community through production of organic foods. It was concluded that the studied community evolved for sustainability due to a paradigm shift, moving from a conventional way of production to organic production. It was also found that non-formal environmental education manifests itself in everyday practice, as a complement to formal education.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2965
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