Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2986
Type: masterThesis
Title: O enfoque CTS em sala de aula: uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educação química
Author(s): Anele, Andreia Carmelita
Advisor: Basso, Nara Regina de Souza
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2007
Keywords: QUÍMICA - ENSINO MÉDIO
CIÊNCIAS - ENSINO
APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Abstract: Esta pesquisa, desenvolvida em sala de aula na disciplina de Química, tem por objetivo investigar e descrever de que forma a utilização de uma unidade de aprendizagem sobre Energia Nuclear e Radioatividade pode contribuir para a evolução do entendimento das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade dos alunos do Ensino Médio. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem é realizada por meio de um planejamento seqüencial de atividades propostas de maneira interdisciplinar, onde se procura explorar o conhecimento prévio dos alunos dando ênfase na evolução dos conceitos. Os dados analisados e discutidos foram colhidos em uma turma de primeira série do Ensino Médio, com 16 alunos, de uma Escola Estadual de Porto Alegre, ao longo do primeiro trimestre do ano letivo de 2005. O processo envolve observações, registros diários e questionários. A abordagem de pesquisa que o trabalho adota é de natureza qualitativa, sendo a opção metodológica adotada. Sobre a análise dos dados resultantes da pesquisa emergem três grandes categorias: Ciência é o estudo, conhecimento e descobertas; Tecnologia: avanço e seus benefícios, e as relações entre Ciência e Tecnologia e seus efeitos na Sociedade.Mostra o uso de uma abordagem com o enfoque CTS, que permite levar os alunos a se posicionar de maneira critica frente a situações problemáticas construindo desta forma o pensamento científico. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem aborda um tema de interesse dos alunos onde o professor atua exercendo o papel de mediador durante as atividades. O processo de pesquisa, a partir da aplicação do CTS procurou viabilizar a compreensão comum e trazer instrumentos procedentes do pensamento para enriquecer o processo de construção do conhecimento e evolução das concepções sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. As considerações finais apontam para o uso de uma abordagem diferenciada de utilização da Unidade de Aprendizagem, em sala de aula, na Educação Química, com o enfoque CTS, a fim de possibilitar a evolução das concepções dos alunos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade.
This research, developed in chemistry classes, aims at investigating and describing to what extend the use of a learning unit about nuclear energy and radioactivity can contribute to high school students’ understanding of the relation among science, technology and society. In order to achieve the goal, the learning unit is performed by means a sequential planning of proposed interdisciplinary activities where we try to explore our students’ previous knowledge, giving emphasis to the evolution of concepts. The analyzed and discussed data were collected in a class of sixteen first-year high-school students, of a state school in Porto Alegre, Brazil, throughout the first semester of 2005. The process involves observation, daily register, and questionnaires. The methodological approach of this research is characterized by the qualitative focus. There are tree categories resulting from the data analysis of the research: Science is the study, knowledge, and discoveries; Technology: advance and its benefits; the relation between science and technology, and their effects in the society. It shows the use of an approach with STS focus, which allows students have critical point of view before problematic situations developing students' scientific thinking skills. So that, the learning unit approaches a topic which students are interested in, and where the teacher acts a mediator during the activities.The process of research, based on the STS application tried to enable the common comprehension and bring proceeding instruments to the thinking to enrich the process of knowledge construction and evolution of the concepts about science, technology and society. The final considerations show the usage of a differentiated approach to the use of the learning unit, in class, concerning chemical education with the STC focus, aiming at enabling students’ development of concepts about science, technology and society.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2986
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000392255-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo434,98 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.