Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4178
Type: masterThesis
Title: Dez regressos na criação literária de Nuno Costa Santos
Author(s): Gelb, Claudia Keenan
Advisor: Assis Brasil, Luiz Antonio de
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2006
Keywords: LITERATURA PORTUGUESA - HISTÓRIA E CRÍTICA
CONTOS PORTUGUESES - HISTÓRIA E CRÍTICA
SANTOS, NUNO COSTA - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
Abstract: A presente dissertação analisa a obra Dez regressos, do escritor português Nuno Costa Santos, a partir dos seguintes aspectos: o primeiro é o fato de que, na aparência, ela pode ser classificada como um livro de contos. O segundo aspecto é que, através de um olhar mais atento, detectase que a obra pode ser caracterizada também como um romance, posto que as duas modalidades narrativas se interpenetram, fato que é cada vez mais recorrente na literatura que se produz nos dias de hoje. A título de ilustração, se faz um breve histórico do romance (com base nos apontamentos de Vítor Manuel Aguiar e Silva, Roland Bourneuf e Réal Ouellet, Georg Lukács, Tzvetan Todorov, Edwin Muir e Henry James) e do conto (em que são levadas em conta as idéias apresentadas por Edgar Allan Poe, Julio Cortázar, Anton Tchekhov, Ernest Hemingway e Ricardo Piglia), bem como se observam os elementos pertinentes a cada tipo de narrativa, a fim de se extrair um conceito operacional para cada uma das categorias.
La presente disertación analiza la obra Dez regressos, del escritor portugués Nuno Costa Santos, a partir de los siguientes aspectos. En primer lugar y dada su apariencia, la obra podría ser clasificada como un libro de cuentos. Un segundo aspecto y a través de una mirada más atenta, destacaría que la obra puede también ser caracterizada como un romance, puesto que las dos modalidades narrativas se interpenetran, hecho cada vez más recurrente en la literatura que se produce actualmente. A modo de ilustración se hace un breve histórico del romance (con base en los aportes de Vítor Manuel Aguiar e Silva, Roland Bournef & Real Ouellet, Georg Lukács, Tzvetan Todorov, Edwin Muir e Henry James) y del cuento (presentando las ideas de Edgar Allan Poe, Julio Cortázar, Anton Tchekhov, Ernest Hemingway e Ricardo Piglia). Se observan los elementos pertinentes a cada tipo de narrativa, a fin de extraer un concepto operacional para cada una de las categorías. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/4178
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000387410-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo750,67 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.