Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/4947
Tipo: masterThesis
Título: "Avaliação neuropsicológica de componentes da linguagem e da memória de trabalho na infância: adaptação de tarefa discursiva e estudo correlacional"
Autor(es): Prando, Mirella Liberatore
Orientador: Fonseca, Rochele Paz
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: PSICOLOGIA
NEUROPSICOLOGIA
PSICOLOGIA INFANTIL
DISCURSOS
LINGUAGEM
Resumo: No âmbito da neuropsicologia cognitiva e do desenvolvimento infantil, a avaliação de funções cognitivas como a linguagem e a memória, e suas inter-relações, são de extrema relevância para a clínica e a pesquisa. Na medida em que as investigações sobre a interface entre componentes linguísticos e mnemônicos em crianças em desenvolvimento típico ainda são escassas, esta dissertação, por meio de dois estudos empíricos, visou a (1) apresentar o processo de adaptação de uma tarefa discursiva narrativa infantil, averiguando-se se há diferenças de desempenho quanto ao tipo de escola, e (2) investigar a relação entre memória de trabalho e linguagem oral. No Estudo 1, participaram oito juízes e 45 crianças em quatro etapas de adaptação: adaptação de instrução e de termos, análise comparada de proposições, análise por juízes especialistas e estudo piloto. Compararam-se, ainda, dois grupos de crianças saudáveis de 7 à 9 anos de idade, 15 de escola pública e 16, de privada. Realizaram-se mudanças terminológicas nas instruções, na narrativa e em questões de compreensão, sendo a análise de juízes e o estudo piloto fundamentais. Observou-se melhor desempenho de crianças da escola privada no reconto parcial.No Estudo 2, participaram 80 crianças em desenvolvimento típico de 6 a 9 anos de idade, de escola privada, examinadas com tarefas de memória de trabalho (executivo central, alça fonoarticulatória e buffer episódico) e de linguagem oral (níveis palavra, sentença e discurso). Houve correlações significativas entre os componentes executivo central e buffer episódico e os diferentes níveis de complexidade lingüística. Mais pesquisas de desenvolvimento de tarefas de exame neuropsicológico infantil e de análise da relação linguagem e memória de trabalho são cruciais para a avaliação e reabilitação neuropsicológica infantil, assim como para áreas educacionais.
In the context of cognitive neuropsychology and child development, the evaluation of cognitive functions such as language and memory and its interrelations is extremely relevant for clinical and research purposes. Research on the interface between the linguistic and mnemonic components in children with normal development is scarce. This thesis focuses on two empirical studies aiming to (1) present the process of adaptation of a narrative discourse task for children, verifying if there are performance differences focusing on type of school, and to (2) investigate the relation between working memory and oral language. In Study 1 eight experts and 45 children participated in four phases of adaptation: instructional and terms adaptation, comparative propositional analysis, analysis by experts and pilot study. Additionally, a comparison was conducted between two groups of normal development children from 7 to 9 years old. Concerning the type of school, 15 were from public and 16 from private schools. Terminological improvements were made to instructions, narrative and comprehension questions, and the experts’ analysis and the pilot study were especially valuable. Children from private schools performed better in partial retelling. Study 2 comprised a sample of 80 children with normal development from 6 to 9 years old, from private schools, assessed for working memory tasks (central executive, phonoarticulatory loop and episodic buffer) and oral language (word, sentence and discourse stimuli). There were significant correlations between the central executive component and episodic buffer and the different levels of linguistic complexity. More extensive research on development of neuropsychological assessment in children and analysis of the relation between language and working memory is, therefore, crucial for child neuropsychological evaluation, rehabilitation and educational fields.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4947
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