Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/5579
Tipo: masterThesis
Título: A mudança nas rotinas de produção do radiojornalismo a partir do uso do Twitter: o caso da Rádio Gaúcha
Autor(es): Santos, Geórgia Pelissaro dos
Orientador: Silva, Juremir Machado da
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2013
Palabras clave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
RADIOJORNALISMO
RÁDIO - PRODUÇÃO
TWITTER
RÁDIO GAÚCHA
Resumen: Com o desenvolvimento da internet no que Castells (1999) chama de Sociedade em Rede ou Sociedade da Informação, a possível morte do rádio voltou a ser discutida – a primeira vez foi quando do aparecimento e fortalecimento da televisão, nas décadas de 1950 e 1960. O surgimento de redes sociais reacende a discussão e expõe o rádio como um veículo obsoleto uma vez que dispõe apenas de áudio para emissão de mensagens e que, apesar de ter suas vantagens, precisa reinventar-se diante das possibilidades de multiplataforma da internet. Assim, algumas emissoras de rádio apropriaram-se de uma nova ferramenta, o Twitter, e tal apropriação fez com que o trabalho dos jornalistas fosse afetado. Na pesquisa que segue, será avaliado justamente o impacto do casamento do rádio com o Twitter na estrutura da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre. Com o aporte teórico do Newsmaking, pretende-se entender de que maneira as rotinas de produção foram alteradas após a incorporação do Twitter no cotidiano dos jornalistas.
Through the Internet´s development in which Castells (1999) calls Network Society or Information Society, the death of the radio is being discussed again - the first time was when the television appeared, in the 1950s and 1960s. The emergence of social networks exposes the radio as an obsolete vehicle (after all, has only sound), and despite its advantages, needs to reinvent itself again. That’s why the radio has joined Twitter. But with this - with the appropriation of a new tool, the work of journalists is affected. In the research that follows, it will be precisely evaluated the impact of Twitter and Radio Gaucha’s marriage. With the news making aims to understand how the production routines were changed after the incorporation of Twitter in the daily lives of journalists.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5579
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000452827-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo4,36 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.