Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10214
Tipo: doctoralThesis
Título: O céu riscado na pele: uma poética do deslocamento
Autor(es): Pires, Andréia Alves
Orientador: Monteiro, Charles
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: ESCRITA CRIATIVA
ROMANCES (RETÓRICA)
LITERATURA
Resumo: Este trabalho apresenta o romance inédito O céu riscado na pele e a reflexão teórico-crítica que o acompanha. Do que é feita uma mulher? Quem vem primeiro: a mãe ou a filha? São conflitos íntimos que Lúcia, a protagonista, quer resolver enquanto lida com a própria experiência de maternidade. Narrativa que tem por pulsão o movimento do feminino e que funda em si um microcosmo de mobilidade cultural baseado em deslocamento, O céu riscado na pele é uma história de mulheres contada por mulheres, sobre as maneiras pelas quais uma mulher se compreende sujeito em seu mundo a partir de determinadas condições de existência e em complexa e profunda relação com as mulheres que a precederam e eventualmente a sucederão. O estudo sobre o percurso narrativo realizado discute o problema teórico do deslocamento e as relações com o tema da maternidade, desenvolve as concepções temática, compositiva e enunciativa que orientaram a escrita do texto ficcional e demonstra o processo criativo do romance, propondo uma poética do deslocamento autoral singular.
This work presents the unpublished novel O Céu riscado na pele and the theoretical-critical reflection that accompanies it. What is a woman made of? Who comes first: the mother or the daughter? These are intimate conflicts that Lúcia, the protagonist, wants to solve while dealing with her own experience of motherhood. Narrative that has by impulse the movement of the feminine and that founds in itself a microcosm of cultural mobility based on displacement, O céu riscado na pele is a history of women told by women, on the ways in which a woman understands herself as subject in its world from certain conditions of existence and in complex and deep relation with the women who preceded and will eventually succeed. The study on the narrative course carried out discusses the theoretical problem of displacement and the relations with the topic of motherhood, develops thematic, compositional and enunciative conceptions that guided the writing of the fictional text and demonstrates the creative process of the novel, proposing a singular poetics of the authorial displacement.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10214
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000483690-Texto+Parcial-0.pdfTexto Parcial1,16 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.