Resumo: | Esta tese propõe como objeto de estudo as personagens históricas femininas a partir dos temas de representação e de corporeidade, em romances latino-americanos publicados a partir dos anos 1990. O corpus literário é formado por obras de autoria feminina, enfocando personagens femininas que tiveram protagonismo histórico: El pergamino de la seducción (2005), de Gioconda Belli; La cinta roja (2008), de Carmen Posadas; Malinche (2006), de Laura Esquivel; Xica da Silva, a cinderela negra (2016), de Ana Miranda; La mujer que llora (2013), de Zoé Valdés; Dos veces única (2016), de Elena Poniatowska; En el tiempo de las mariposas (1994), de Julia Alvarez; e Um mapa todo seu (2015), de Ana Maria Machado. La casa de los espíritus (1982), de Isabel Allende, serve de epicentro da análise, e divide os livros a serem analisados de quatro maneiras distintas, representando os principais papéis sociais condicionantes das mulheres na sociedade: Mulheres de seu destino; mães da pátria; mulheres de artista e mulheres de luta. O objetivo é analisar cada uma das obras como referências do pensamento feminista ocidental. A ideia central deste trabalho é a de que essas autoras apresentam os temas assinalados como reescritas da história oficial por meio do discurso feminino. Como fundamentação teórica da pesquisa, apresentam-se as principais bases da teoria feminista ocidental que influenciam as principais correntes teóricas, de origem anglo-americana e francesa. Ao final, desenvolve-se uma possibilidade de escrita do feminismo na América Latina, com o intuito de contribuir para a crítica literária latino-americana contemporânea, com a sugestão de elementos para a transgressão da literatura feminina da América Latina. This thesis proposes as object of study the female historical characters drawing from themes such as representation and corporeity, in Latin American novels published from the 1990s on. The literary corpus is composed by works of female authors, focusing on female characters who played a leading historical role: El pergamino de la seducción (2005), by Gioconda Belli; La cinta roja (2008), by Carmen Posadas; Malinche (2006), by Laura Esquivel; Xica da Silva, a cinderela negra (2016), by Ana Miranda; La mujer que llora (2013), by Zoé Valdés; Dos veces única (2016), by Elena Poniatowska; En el tiempo de las mariposas (1994), by Julia Alvarez and Um mapa todo seu (2015), by Ana Maria Machado. La casa de los espíritus (1982), by Isabel Allende, acts as the epicenter of analysis, and divides mentioned books into four different categories, each representing the main social roles of women in society: women who own their destiny; mothers of the nation; women of artists and women of fight. The aim is to analyze each of the works as references of Western feminist thought. The central idea of this research is that these authors present the themes as rewritten in official history through feminine discourse. As for the theoretical research basis, the foundations of western feminist theory that influence the main theoretical currents of Anglo-American and French origin are presented. In conclusion, a piece of writing of Latin American feminism is developed, as a way to contribute to contemporary Latin American literary criticism, offering some elements of transgression for Latin American feminine literature. |