Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/14303
Tipo: masterThesis
Título: Breve como tudo
Autor(es): Rodriguez, Gisela
Orientador: Hohlfeldt, Antônio
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: ESCRITA CRIATIVA
CRIAÇÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICA
NARRATIVA LITERÁRIA
LITERATURA
Resumo: Breve como tudo é um romance que foi concebido no primeiro semestre de 2017, durante o mestrado em Escrita Criativa. É uma obra que reúne ficção e relato pessoal em dois tempos determinados: o passado distante, narrado pela personagem central, Jan Alves, e um passado mais recente que assume um tom de relato pessoal da própria autora, ou seja, eu mesma na voz dessa personagem mais velha. Em ambas as épocas em que está dividida a estrutura do romance, a premissa é a da narração em primeira pessoa de um modo confessional, sendo mesclada com os diálogos entre vários personagens dentro de uma história ficcional. Trago a minha opinião sobre repensar a literatura na voz da personagem central que é uma escritora, e ao fazer isso, abordo algumas reflexões teóricas, munindo-as de enredo e drama existencial. A ideia primordial é relatar uma jornada pessoal de escrita criativa e a relação do autor com a sua linguagem particular, que é diversa da do leitor ao lê-lo. A intenção, sobretudo, é compreender a obra concebida como uma possibilidade, para quem a escreve, de chegar o mais próximo possível da concepção de “obra de arte”. E trazer a reflexão sobre o caminho para encontrar a novidade dentro da própria escrita, até alcançar a “mudança necessária”, e consequentemente chegar à condição de alteração na escritura pessoal.
Breve como tudo es una novela que se escribió en la primera mitad de 2017 durante el máster en Escritura Creativa. Es una obra que reúne ficción y relato personal en dos tempos determinados: el pasado lejano, narrado por el personaje central, Jan Alves, y un pasado más reciente que asume un tono de relato personal de la propria escritora, o sea, yo misma en la voz de la personaje más vieja. En ambas las épocas que dividen la estructura de la novela, la premisa es de la narración en primera persona de una manera confessional, mezclada con los diálogos entre los distintos personajes dentro de una historia ficcional. Traigo mi opinión sobre repensar la literatura en la voz de la personaje central que es una escritora, y, al hacerlo, enfoco algunas reflexiones teoricas, rellenandonas de enredo y drama existencial. La idea principal es narrar una jornada personal de escritura creativa y la relación del autor con su lenguaje particular, que es diverso de la del leitor al leerlo. La intención, especialmente, es comprender la obra concebida como una posibilidad de llegar hasta lo más cerca posible de la concepción de “obra de arte” para quién la escribe. Traer la reflexión sobre el caminho para encontrar la novedad dentro de la própria escrita, hasta llegar a el “cambio necesario”, y, en razón de eso, en la condición de alteración en la escritura personal.
URI: http://hdl.handle.net/10923/14303
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_GISELA_RODRIGUEZ_COMPLETO.pdfTexto completo1,8 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.