Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10923/15371
Type: | masterThesis |
Title: | A construção discursiva da mulher na revista Hyloea do Colégio Militar de Porto Alegre: uma abordagem dialógica |
Author(s): | Oliveira, Patrícia Flasmo de |
Advisor: | Di Fanti, Maria da Glória Corrêa |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Graduate Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Issue Date: | 2019 |
Keywords: | MULHERES ANÁLISE DO DISCURSO DIALOGISMO LINGUAGEM |
Abstract: | Este trabalho consiste em analisar como se constrói discursivamente a imagem da mulher na Revista Hyloea em relações dialógicas entre os anos de 1922 e 1938, período em que ela se constituía de uma revista literária e órgão da Sociedade Cívica e Literária do Colégio Militar de Porto Alegre. Buscamos verificar, com esta pesquisa, a imagem dessas mulheres através dos textos elaborados pelos alunos ou colaboradores da Revista, além de verificar o modo como se representavam por intermédio de seus escritos e comparar a imagem feminina revelada a partir dos textos escritos por eles com a imagem levantada a partir dos textos escritos por elas, a fim de verificar como cada enunciador, diante do mesmo cenário sociocultural, interpreta a noção de feminino. This work consists in analysing how the feminine women are discursively built during dialogic relationships in the Magazine Hyloea between the years of 1922 and 1938, a period in which it was a literary publication and official organ of the Civic and Literary Society of the Military School of Porto Alegre. The aim of the present research has been to investigate the images of women through texts written by students or collaborators of the Magazine, verifying the way these images are built separately by men and by women to see how each group interprets the notion of feminine under the same sociocultural context. |
URI: | http://hdl.handle.net/10923/15371 |
Appears in Collections: | Dissertação e Tese
|
All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.