Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16989
Tipo: masterThesis
Título: A participação dos telespectadores na televisão: uma análise do telejornal Bom Dia São Paulo
Autor(es): Silva, Alexandra Freitas da
Orientador: Finger, Cristiane
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: TELEJORNALISMO - AVALIAÇÃO
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
JORNALISMO
Resumo: Esta dissertação investiga a participação do público no telejornal Bom Dia São Paulo, da Rede Globo. O Objeto escolhido está no ar desde 1977 e é o programa local/regional mais antigo da emissora. Durante estes 43 anos, a relação com seu público passou por adaptações. Através da análise de cinco edições, estabelece-se os tipos de participação, que apresentam uma distinção entre si e na forma como causam alteração no telejornal. A pesquisa levou em consideração o formato e as mensagens enviadas pelos telespectadores. A proposta metodológica utilizada foi a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2004), que possibilitou que os telejornais fossem observados por meio de duas categorias: participação e interatividade. Dessa, forma foi viável identificar seis tipos de participação, formatos e os conteúdos que alteram as reportagens. Chegou-se à conclusão que o público tem espaço e que também interfere no conteúdo do telejornal. No refencial teórico, foram utilizados, entre outros, autores como Wolton (1996, 2011), Scolari (2014), Jenkins (2009), Canitto (2010), Charaudeau (2006), Carlón (2014), Becker (2015), Finger (2011), Fechine (2014), Tourinho (2010).
This dissertation investigates the public's participation in Rede Globo's Bom Dia São Paulo newscast. The chosen object has been on the air since 1977 and is the station's oldest local / regional program. During these 43 years, the relationship with its audience has undergone adaptations. Through the analysis of five editions, the types of participation are established, which present a distinction between themselves and in the way they cause changes in the news. The survey took into account the format and messages sent by viewers. The methodological proposal used was Content Analysis by Laurence Bardin (2004), which made it possible for the news to be observed through two categories: participation and interactivity. Thus, it was possible to identify six types of participation, formats and the contents that change the reports. It was concluded that the public has space and that it also interferes in the content of the news. In the theoretical framework, authors such as Wolton (1996, 2011), Scolari (2014), Jenkins (2009), Canitto (2010), Vizeu (2008,2009 Carlón (2014), Becker (2015), Finger were used, among others (2011), Fechine (2014), Tourinho (2010).
URI: https://hdl.handle.net/10923/16989
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