Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://hdl.handle.net/10923/2146
Tipo: | masterThesis |
Título: | As mulheres só querem ser salvas: Sex and the City e o pós-feminismo |
Autor(es): | Messa, Márcia Rejane Postiglioni |
Orientador: | Escosteguy, Ana Carolina Damboriarena |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Fecha de Publicación: | 2006 |
Palabras clave: | COMUNICAÇÃO DE MASSA PROGRAMAS DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO TELEVISÃO - SERIADOS FEMINISMO E TELEVISÃO MULHERES |
Resumen: | O presente trabalho utiliza o circuito de cultura de Richard Johnson como ferramenta para refletir acerca do programa norte-americano Sex and the City, da HBO. Os três momentos do circuito (produção, texto e recepção) são contemplados a fim de desenvolver um estudo cultural crítico que permita um melhor entendimento de questões sobre as mulheres e a cultura da mídia na sociedade contemporânea. A pesquisa de recepção foi realizada exclusivamente com mulheres, fãs do programa, e o objetivo da articulação entre os três momentos do processo é delinear quais as representações da mulher que o programa difunde, investigar como as representações da feminilidade e masculinidade expostas em Sex and the City são interpretadas, reproduzidas e/ou resistidas por suas fãs, assim como até que ponto o programa reconfigurou, remodelou e/ou reafirmou uma determinada identidade feminina. This study uses Richard Johnson’s circuit of culture as a means to analyze the North- American sitcom Sex and the City, produced by HBO. The three moments of the circuit (production, text, reception) are analyzed, in order to present a critical cultural study and have a better understanding of issues concerning women and the media culture in modern society. The reception research was conducted exclusively with women who were fan of the show, and the objective of this articulation for the three moments of the process is to outline the representations of women presented on the show, investigate how the representations of femininity and masculinity on Sex and the City are assimilated, reproduced and/or defied by the female fans, as well as determine the extension to which the sitcom reconfigured, reinvented and/or reaffirmed a feminine identity. |
URI: | http://hdl.handle.net/10923/2146 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
|
Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.