Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/24253
Tipo: masterThesis
Título: A variação fonológica na sala de aula: uma proposta de objeto de aprendizagem sobre ditongos decrescentes
Autor(es): Borges, Daniella
Orientador: Brescancini, Cláudia Regina
Silveira, Milene Selbach
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2022
Palabras clave: AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
PORTUGUÊS - DITONGOS
PORTUGUÊS - MONOTONGOS
PORTUGUÊS - ENSINO
SOCIOLINGUÍSTICA
LINGUÍSTICA
EDUCAÇÃO
Resumen: A presente pesquisa tem o objetivo de elaborar uma proposta de Objeto de Aprendizagem (OA) como recurso nas aulas de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental para a sensibilização dos estudantes quanto à variação fonético-fonológica, especificamente a que envolve os processos de monotongação (ex.:peixe~pexe) e de ditongação (dez~dejs). Para tanto, partiu-se dos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 1972), através do levantamento de estudos que elucidaram os condicionadores envolvendo a ditongação (LEIRIA,1995; SILVA, 2014; SILVA e MOTA, 2018) e a monotongação (CABREIRA,1996; AMARAL, 2005; TOLEDO, 2011; SILVEIRA, 2019), e da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004:2005; BAGNO, 2012; FARACO, 2008; ZILLES e FARACO, 2015), associada à aplicação de Metodologias Ativas (REIS,2017). Com base na Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos (MCOAI), de Kemczinski et al (2012), foram realizadas seis reuniões, via Google Meet, para a elaboração do OA envolvendo uma equipe formada por duas professoras de Língua Portuguesa e um profissional da área de Tecnologia, mediados pela pesquisadora. Dentre as etapas previstas no MCOAI, realizaram-se Análise, Projeto, Revisão e a parcial Implementação, resultando em um projeto de OA interativo, denominado Ditongaê, no qual o professor poderá contar com recursos como enquetes, gravação e reprodução de áudio para a abordagem da variação envolvendo ditongos decrescentes no plano sonoro.
The aim of this research is to develop a proposal for a Learning Object (LO) as a resource in Portuguese language classes in the final years of Elementary School to raise students' awareness of phonetic-phonological variation, specifically the one that involves monophthongization processes. (ex. peixe~pexe) and diphthongization (dez~dejs). To this end, it started with the theoretical assumptions of Variationist Sociolinguistics (LABOV, 1972), through the survey of studies that elucidated the conditioners involving diphthongization (LEIRIA, 1995; SILVA, 2014; SILVA and MOTA, 2018) and monophthongization (CABREIRA, 1996 ; AMARAL, 2005; TOLEDO, 2011; SILVEIRA, 2019), of Educational Sociolinguistics (BORTONI-RICARDO, 2004:2005; BAGNO, 2012; FARACO, 2008; ZILLES and FARACO, 2015), associated with the application of Active Methodologies (REIS, 2017). Based on the Methodology for Building Interactive Learning Objects (MCOAI), by Kemczinski et al (2012), six meetings were held via Google Meet for the elaboration of the LO involving a team formed by two Portuguese teachers and a professional in the Technology area, mediated by the researcher. Among the steps foreseen in the MCOAI, there were Analysis, Design, Review and the partial Implementation, resulting in an interactive LO project, called Ditongaê, in which the teacher can count on resources such as polls, recording and audio reproduction for the approach of the variation involving decreasing diphthongs on the sound plane.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24253
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DIS_DANIELLA_BORGES_COMPLETO.pdfTexto completo4,06 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.