Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26047
Tipo: Thesis
Título: O ensino remoto emergencial e o desenvolvimento de competências e habilidades digitais : um estudo de caso com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Peixoto, Raquel Thais Soares
Orientador: Kampff, Adriana Justin Cerveira
Fecha de Publicación: 2023
Palabras clave: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
COMPETÊNCIA EDUCACIONAL
TECNOLOGIA DIGITAL
EDUCAÇÃO
Resumen: No início do ano de 2020, o mundo abalou-se com o contexto da pandemia de COVID-19, que trouxe inúmeras incertezas e desafios à esfera educacional, em especial aos docentes e à sua prática educativa. A partir desse cenário, a formação docente apresentou um propósito de maior ênfase, devido aos processos de ensino e de aprendizagem receberem novos delineamentos através das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). De acordo com a situação, fez-se necessário proporcionar capacitação e formação aos docentes para que desenvolvessem as competências e as habilidades digitais tão necessárias ao panorama da contemporaneidade. Dessa maneira, a presente pesquisa busca compreender “Como se configuraram as competências e habilidades em TDICs das professoras de 1º ano dos anos iniciais no contexto da pandemia no Ensino Remoto Emergencial durante o primeiro semestre do ano de 2020?”. Frente a essa questão, o estudo tem por objetivo investigar como as professoras de 1ºano dos anos iniciais perceberam e significaram o desenvolvimento de competências e habilidades digitais docentes diante do contexto de pandemia. Para isso, é proposta uma pesquisa apoiada em um estudo de caso, com abordagem qualitativa, em um colégio privado de Porto Alegre, tendo como participantes professoras de 1º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa se desenvolveu através de análises documentais, realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de um instrumento (questionário eletrônico) elaborado a partir do framework autoavaliativo, DigCompEdu, baseado e adaptado do Quadro Europeu, versão em português, do ano de 2018. Os dados foram coletados e, após registros, analisados a partir do método de análise de conteúdo, e das observações desenvolvidas na investigação, foram propiciados elementos para organização e planejamento de formações docentes baseadas no desenvolvimento de competências e habilidades digitais associadas ao fazer docente
At the beginning of 2020, the world was shaken by the context of the COVID-19 pandemic, which brought countless uncertainties and challenges to the educational sphere, especially to teachers and their educational practice. From this scenario, teacher training presented a purpose of greater emphasis, due to the teaching and learning processes receiving new outlines through Digital Information and Communication Technologies (TDICs). Depending on the situation, it was necessary to provide training and education to teachers so that they could develop the skills and digital skills that are so necessary in the contemporary landscape. In this way, the present research seeks to understand “How were the competences and skills in DICTs of the 1st year teachers of the initial years configured in the context of the pandemic in Emergency Remote Teaching during the first half of 2020?”. Faced with this question, the study aims to investigate how the 1st year teachers of the early years perceived and meant the development of teaching digital skills and abilities in the face of the pandemic context. For this, a research based on a case study is proposed, with a qualitative approach, in a private school in Porto Alegre, with 1st year teachers as participants in the early years of Elementary School. The research was developed through document analyses, conducting semi-structured interviews and applying an instrument (electronic questionnaire) based on the self-assessment framework, DigCompEdu, based on and adapted from the European Framework, Portuguese version, for the year 2018. The data were collected and, after records, analyzed from the content analysis method, and from the observations developed in the investigation, elements were provided for the organization and planning of teaching training based on the development of digital skills and abilities associated with teaching.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26047
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TES_RAQUEL_THAIS_SOARES_PEIXOTO_COMPLETO.pdfTexto completo1,82 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.