Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26524
Tipo: Monografia
Título: As contribuições das relações públicas para os programas de compliance: reflexões sobre possibilidades...
Autor(es): Lima, Nathalia Paloschi
Orientador: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: RELAÇÕES PÚBLICAS
PROGRAMAS DE COMPLIANCE
CÓDIGOS DE CONDUTA
GOVERNANÇA CORPORATIVA
MAGAZINE LUIZA
HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS
PUBLIC RELATIONS
COMPLIANCE PROGRAMS
CODES OF CONDUCT
CORPORATE GOVERNANCE
SÍRIO-LIBANÊS HOSPITAL
Resumen: O tema da monografia trata sobre Relações Públicas e os Programas de Compliance e têm como objetivos: discutir sobre as principais especificidades dos Programas de Compliance; evidenciar as aproximações entre a Governança Corporativa e os Programas de Compliance, considerando os Códigos de Conduta de duas organizações distinguidas no Prêmio Guia Exame de Compliance 2019, e refletir sobre como as Relações Públicas podem contribuir para a efetividade dos Programas de Compliance. A escolha do tema deu-se pela sua relação com a Governança Corporativa e a ética organizacional, pela sua relevância no atual contexto das organizações, principalmente em função da pandemia do novo Coronavírus, e por entendermos que as Relações Públicas podem contribuir para a efetividade desses Programas. Para atendermos aos objetivos propostos, recorremos à pesquisa exploratória, técnicas de levantamento bibliográfico e documental, e à técnica de questionário com questões abertas. Igualmente, realizamos um levantamento dos vídeos brasileiros publicados no YouTube com o termo “compliance”, no período de 2015 (ano da publicação mais antiga encontrada) até 22 de novembro de 2020. Para entender sobre os Programas de Compliance, analisamos Códigos de Conduta do Magazine Luiza e do Hospital Sírio-Libanês. Com base no referencial teórico, na análise dos Códigos de Conduta e nas informações do questionário, destacamos algumas possibilidades de contribuições das Relações Públicas para os Programas de Compliance, principalmente por envolverem comunicação e relacionamento, que se constituem, sob a nossa perspectiva, nos elementos basilares e essenciais da área.
The monograph's theme deals with Public Relations and Compliance Programs and aims to: discuss the main specificities of Compliance Programs; highlight the similarities between Corporate Governance and Compliance Programs, considering the Codes of Conduct of two organizations distinguished in the Exame Compliance Guide Award 2019, and reflect on how Public Relations can contribute to the effectiveness of Compliance Programs. The theme was chosen due to its relationship with Corporate Governance and organizational ethics, its relevance in the current context of organizations, mainly due to the new Coronavirus pandemic, and because we understand that Public Relations can contribute to the effectiveness of these Programs. To achieve the proposed objectives, we resort to exploratory research, bibliographic and documentary survey techniques, and the questionnaire technique with open questions. We also conducted a survey of Brazilian videos published on YouTube with the term “compliance”, in the period from 2015 (year of the oldest publication found) until November 22, 2020. To understand about the Compliance Programs, we analyzed Codes of Conduct of Magazine Luiza and the Sírio-Libanês Hospital. Based on the theoretical framework, the analysis of the Codes of Conduct and the information in the questionnaire, we highlight some possibilities for Public Relations contributions to the Compliance Programs, mainly because they envolve communication and relationships, which are, from our perspective, in the elements basic and essential aspects of the area.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26524
Aparece en las colecciones:TCC Relações Públicas

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