Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26602
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaludo, Ticiano Ricardo-
dc.contributor.authorBattistin, Rodrigo Rieth-
dc.date.accessioned2024-09-02T17:54:09Z-
dc.date.available2024-09-02T17:54:09Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26602-
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo investigar de que formas o uso do TikTok pode impactar na audição de música realizada por seus usuários. Portanto, a pergunta de pesquisa a ser respondida é “Como o TikTok pode influenciar positiva ou negativamente a audição de um artista ou faixa individual?” Este trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa de caráter exploratório, e para sua elaboração são utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, estudo de caso e entrevista em profundidade. No embasamento teórico desta monografia, são abordados, primeiramente, os conceitos de redes, redes sociais e mídias sociais, juntamente com a relação existente entre redes sociais na internet e música. Após isso, é abordado o conceito de música e qual o seu papel para os ouvintes, em companhia de uma retomada histórica sobre o consumo de música desde a invenção do primeiro equipamento fonográfico até o consumo de música digital, realizado atualmente através das ferramentas de streaming. O referencial teórico desta monografia tem como base, principalmente, os pontos de vista de autores como Recuero (2009), Janotti Jr. e Pereira de Sá (2019), Bennet (1982), Byrne (2012), Moschetta e Vieira (2018), McCourt (2005), Herrada (2008) e Hagen (2015). Ao final, há uma análise na qual é realizado o cruzamento do que foi levantado no embasamento teórico com os dados obtidos nas entrevistas em profundidade realizadas, o que permite a compreensão de que mídia social digital TikTok pode influenciar na audição de um artista ou faixa individual em detrimento da repetição que os usuários estão expostos e da criação de playlists personalizadas.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this monograph is to investigate how the use of TikTok may impact the listening of music by its users. Therefore, the research question to be answered is “How can TikTok positively or negatively influence the listening of an artist or an individual track?” This paper qualifies as an explorative, qualitative research and, for its elaboration, the bibliographic and documentary research, case study and in-depth interview techniques are used. At the theoretical basement of this monograph, are mentioned, first, the concepts of networks, social networks and social media, as well as the relations between social networks on the internet and music. After that, is mentioned the concept of music and its role to the listeners, as well as a resume of music consumption since the creation of the first phonograph equipment to the digital music consumption, performed through the streaming platforms. The theoretical referential of this monograph includes mainly the perspectives of authors as such as Recuero (2009), Janotti Jr. e Pereira de Sá (2019), Bennet (1982), Byrne (2012), Moschetta e Vieira (2018), McCourt (2005), Herrada (2008) e Hagen (2015). At the end, there is an analysis, where the theoretical basement is crossed with the results of the in-depth interviews, which allows us to understand that the use of TikTok may influence the listening of an artist or an individual track caused by the repetition the users are exposed to and the creation of personalized playlists.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectMÍDIAS SOCIAISpt_BR
dc.subjectMÚSICApt_BR
dc.subjectTIKTOKpt_BR
dc.subjectSTREAMING DE MÚSICApt_BR
dc.subjectAUDIÇÃO DE MÚSICApt_BR
dc.subjectCOMMUNICATIONen_US
dc.subjectSOCIAL MEDIAen_US
dc.subjectMUSICen_US
dc.subjectXMUSIC STREAMINGen_US
dc.subjectMUSIC LISTENINGen_US
dc.titleTikTok musical: a música do plano de fundo ao plano principalpt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2021/2-
dc.degree.graduationPublicidade e Propaganda-
Aparece nas Coleções:TCC Publicidade e Propaganda

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_2_RODRIGO_RIETH_BATTISTIN_TCC.pdfTexto completo2,61 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.