Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26602
Tipo: Monografia
Título: TikTok musical: a música do plano de fundo ao plano principal
Autor(es): Battistin, Rodrigo Rieth
Orientador: Paludo, Ticiano Ricardo
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: COMUNICAÇÃO
MÍDIAS SOCIAIS
MÚSICA
TIKTOK
STREAMING DE MÚSICA
AUDIÇÃO DE MÚSICA
COMMUNICATION
SOCIAL MEDIA
MUSIC
XMUSIC STREAMING
MUSIC LISTENING
Resumen: A presente monografia tem como objetivo investigar de que formas o uso do TikTok pode impactar na audição de música realizada por seus usuários. Portanto, a pergunta de pesquisa a ser respondida é “Como o TikTok pode influenciar positiva ou negativamente a audição de um artista ou faixa individual?” Este trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa de caráter exploratório, e para sua elaboração são utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, estudo de caso e entrevista em profundidade. No embasamento teórico desta monografia, são abordados, primeiramente, os conceitos de redes, redes sociais e mídias sociais, juntamente com a relação existente entre redes sociais na internet e música. Após isso, é abordado o conceito de música e qual o seu papel para os ouvintes, em companhia de uma retomada histórica sobre o consumo de música desde a invenção do primeiro equipamento fonográfico até o consumo de música digital, realizado atualmente através das ferramentas de streaming. O referencial teórico desta monografia tem como base, principalmente, os pontos de vista de autores como Recuero (2009), Janotti Jr. e Pereira de Sá (2019), Bennet (1982), Byrne (2012), Moschetta e Vieira (2018), McCourt (2005), Herrada (2008) e Hagen (2015). Ao final, há uma análise na qual é realizado o cruzamento do que foi levantado no embasamento teórico com os dados obtidos nas entrevistas em profundidade realizadas, o que permite a compreensão de que mídia social digital TikTok pode influenciar na audição de um artista ou faixa individual em detrimento da repetição que os usuários estão expostos e da criação de playlists personalizadas.
The main objective of this monograph is to investigate how the use of TikTok may impact the listening of music by its users. Therefore, the research question to be answered is “How can TikTok positively or negatively influence the listening of an artist or an individual track?” This paper qualifies as an explorative, qualitative research and, for its elaboration, the bibliographic and documentary research, case study and in-depth interview techniques are used. At the theoretical basement of this monograph, are mentioned, first, the concepts of networks, social networks and social media, as well as the relations between social networks on the internet and music. After that, is mentioned the concept of music and its role to the listeners, as well as a resume of music consumption since the creation of the first phonograph equipment to the digital music consumption, performed through the streaming platforms. The theoretical referential of this monograph includes mainly the perspectives of authors as such as Recuero (2009), Janotti Jr. e Pereira de Sá (2019), Bennet (1982), Byrne (2012), Moschetta e Vieira (2018), McCourt (2005), Herrada (2008) e Hagen (2015). At the end, there is an analysis, where the theoretical basement is crossed with the results of the in-depth interviews, which allows us to understand that the use of TikTok may influence the listening of an artist or an individual track caused by the repetition the users are exposed to and the creation of personalized playlists.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26602
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2021_2_RODRIGO_RIETH_BATTISTIN_TCC.pdfTexto completo2,61 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.