Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26697
Type: Monografia
Title: Felicidade líquida: uma análise do fenômeno a partir dos conteúdos de Virgínia Fonseca no Instagram
Author(s): Giusti, Heloisa de Queiroz
Advisor: Silva, Juremir Machado da
Issue Date: 2023
Keywords: MODERNIDADE
ESPETACULARIZAÇÃO
INFLUENCIADORES DIGITAIS
REDES SOCIAIS
PUBLICIDADE
CONSUMO
MODERNITY
SPECTACULARIZATION
DIGITAL INFLUENCERS
SOCIAL MEDIA
ADVERTISING
CONSUMERISM
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a presença do fenômeno, descrito como Felicidade Líquida, dentro do objeto de estudo. Para isso, este ficou definido como o perfil do Instagram da influenciadora digital Virginia Fonseca, mais especificamente, suas publicações em formato de foto em feed, no mês de Setembro de 2023. Sendo assim, a construção dos argumentos teóricos se deu a partir de autores, tanto das ciências humanas, quanto da comunicação, uma vez que a conceituação proposta pelo trabalho origina-se na teoria da Modernidade Líquida. Além disso, foram abordados tópicos que exploram a vida social, como a espetacularização, o Capitalismo de Consumo e a banalização da positividade, por exemplo. Da mesma forma que foram citadas ideias referentes à conexão, participação e convergência das redes, tal qual a Publicidade e a emergência dos próprios criadores de conteúdo online. O método de pesquisa utilizado foi a Análise de Conteúdo (Bardin, 2001), em que foram separadas, agrupadas e categorizadas as postagens em questão a fim de que fossem criadas hipóteses e, finalmente, inferências. Concluiu-se, então, que diferentes são os aspectos encontrados no Instagram da Virginia que favorecem a ocorrência da Felicidade Líquida, mas de forma geral, eles perpassam a sua auto espetacularização e as suas personalidades estereotipadas.
This present research has its main goal to identify and analyze the presence of the phenomenon, described as Liquid Joy, within its object of study. Therefore the object established is the Instagram profile of the digital influencer, Virginia Fonseca, more specifically, its photos posted in the feed during the month of September of 2023. Thus the theoric argumentation base has been constructed from both social and communication studies, considering that the concept proposed by this text is inspired by Liquid Modernity theory. Besides that, there have been presented topics that address the social life, like the spectacularization, the Consumer Capitalism and the banalization of positivity. The same way that there have been explored ideas that discuss the digital connection, participation and conversion just as the Advertising theory and the emergence of the online content creators. The method of research used was Content Analysis (Bardin, 2001), in which the images have been separated, clustered and categorized so that the hypothesis and the inference could have been done. The conclusion found is that there are different aspects of the influencer posts that support the existence of Liquid Joy. Overall, they are her self spectacularization and her stereotypical personalities.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26697
Appears in Collections:TCC Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_2_HELOISA_DE_QUEIROZ_GIUSTI_TCC.pdfTexto completo6,15 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.