Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26712
Type: Artigo
Title: Turing escape: ferramenta de apoio ao aprendizado de programação para estudantes do ensino médio
Author(s): Michel, Cassiano Luis Flores
Serpa, Jose Eduardo Rodrigues
Advisor: Konzen, Andréa Aparecida
Issue Date: 2024
Keywords: FERRAMENTA PARA APRENDIZADO
DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Abstract: Dado o contexto educacional contemporâneo, a integração de novas abordagens nos ambientes de ensino é essencial para envolver os estudantes nos estudos e auxiliar no desenvolvimento de habilidades, como o pensamento computacional. Assim, o aprendizado de programação contribui para a estimulação da criatividade e, especialmente para o desenvolvimento do raciocínio lógico na resolução de problemas. Emerge, então, a necessidade de utilizar métodos que tornem o aprendizado de programação envolvente e significativo para estudantes do ensino médio. O objetivo desse Trabalho de Conclusão é desenvolver uma ferramenta destinada ao apoio à aprendizagem de conceitos iniciais de programação para estudantes do ensino médio. Usando os jogos digitais como uma alternativa pedagógica, tem-se o objetivo de engajar os estudantes em um ambiente de aprendizagem interativo e inclusivo.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26712
Appears in Collections:TCC Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_1_CASSIANO_LUIS_FLORES_MICHEL_JOSE_EDUARDO_RODRIGUES SERPA_TCC.pdfTexto completo6,66 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.