Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26712
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKonzen, Andréa Aparecida-
dc.contributor.authorMichel, Cassiano Luis Flores-
dc.contributor.authorSerpa, Jose Eduardo Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-09-25T18:12:25Z-
dc.date.available2024-09-25T18:12:25Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26712-
dc.description.abstractDado o contexto educacional contemporâneo, a integração de novas abordagens nos ambientes de ensino é essencial para envolver os estudantes nos estudos e auxiliar no desenvolvimento de habilidades, como o pensamento computacional. Assim, o aprendizado de programação contribui para a estimulação da criatividade e, especialmente para o desenvolvimento do raciocínio lógico na resolução de problemas. Emerge, então, a necessidade de utilizar métodos que tornem o aprendizado de programação envolvente e significativo para estudantes do ensino médio. O objetivo desse Trabalho de Conclusão é desenvolver uma ferramenta destinada ao apoio à aprendizagem de conceitos iniciais de programação para estudantes do ensino médio. Usando os jogos digitais como uma alternativa pedagógica, tem-se o objetivo de engajar os estudantes em um ambiente de aprendizagem interativo e inclusivo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectFERRAMENTA PARA APRENDIZADOpt_BR
dc.subjectDEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTOpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃOpt_BR
dc.titleTuring escape: ferramenta de apoio ao aprendizado de programação para estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeArtigo-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola Politécnica-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2024/1-
dc.degree.graduationCiência da Computação-
Aparece en las colecciones:TCC Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024_1_CASSIANO_LUIS_FLORES_MICHEL_JOSE_EDUARDO_RODRIGUES SERPA_TCC.pdfTexto completo6,66 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.