Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26712
Tipo: Artigo
Título: Turing escape: ferramenta de apoio ao aprendizado de programação para estudantes do ensino médio
Autor(es): Michel, Cassiano Luis Flores
Serpa, Jose Eduardo Rodrigues
Orientador: Konzen, Andréa Aparecida
Fecha de Publicación: 2024
Palabras clave: FERRAMENTA PARA APRENDIZADO
DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Resumen: Dado o contexto educacional contemporâneo, a integração de novas abordagens nos ambientes de ensino é essencial para envolver os estudantes nos estudos e auxiliar no desenvolvimento de habilidades, como o pensamento computacional. Assim, o aprendizado de programação contribui para a estimulação da criatividade e, especialmente para o desenvolvimento do raciocínio lógico na resolução de problemas. Emerge, então, a necessidade de utilizar métodos que tornem o aprendizado de programação envolvente e significativo para estudantes do ensino médio. O objetivo desse Trabalho de Conclusão é desenvolver uma ferramenta destinada ao apoio à aprendizagem de conceitos iniciais de programação para estudantes do ensino médio. Usando os jogos digitais como uma alternativa pedagógica, tem-se o objetivo de engajar os estudantes em um ambiente de aprendizagem interativo e inclusivo.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26712
Aparece en las colecciones:TCC Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024_1_CASSIANO_LUIS_FLORES_MICHEL_JOSE_EDUARDO_RODRIGUES SERPA_TCC.pdfTexto completo6,66 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.