Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26835
Type: Monografia
Title: Estratégia para transformação social: a atuação da publicidade em relação aos indivíduos em situação de vulnerabilidade
Author(s): Santos, Hector Souza dos
Advisor: Carvalho, Cristiane Mafacioli
Issue Date: 2024
Keywords: COMUNICAÇÃO
INDIVÍDUOS
PUBLICIDADE
TRANSFORMAÇÃO
VULNERABILIDADE SOCIAL
PUBLICIDAD
INDIVIDUOS
VULNERABILIDAD SOCIAL
COMUNICACIÓN
TRANSFORMACIÓN
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo compreender os mecanismos disponíveis no campo da comunicação social para criar relações entre a publicidade e os indivíduos em situação de vulnerabilidade, aprofundando o conhecimento sobre os estudos produzidos a partir da comunicação comunitária e do conceito de publicidade social. Para isto, este estudo está organizado em cinco capítulos, sendo três seções dedicadas à discussão e ao aprofundamento das questões teóricas. Os temas abordados são: a atuação da publicidade e a indução ao consumo frente aos cidadãos, as estratégias para a transformação social na área da comunicação, os indivíduos socialmente vulneráveis e o contexto em que eles vivem — descritos nesta dissertação como territórios urbanos marginalizados — além de promover reflexões a respeito das imagens cristalizadas pela mídia, com o auxílio da própria publicidade. Este estudo busca responder ao seguinte problema de pesquisa: de que maneira a publicidade interage e quais instrumentos pode utilizar para se
La presente investigación tiene como objetivo comprender los mecanismos disponibles en el campo de la comunicación social para crear relaciones entre la publicidad y las personas en situación de vulnerabilidad, profundizando el conocimiento sobre los estudios producidos desde la comunicación comunitaria y el concepto de publicidad social. Para ello, este estudio se organiza en cinco capítulos, con tres secciones dedicadas a la discusión y profundización de cuestiones teóricas. Los temas tratados son: el papel de la publicidad y la inducción al consumo entre los ciudadanos, estrategias de transformación social en el área de la comunicación, personas socialmente vulnerables y el contexto en el que viven -descritos en esta disertación como territorios urbanos marginados- en además de promover reflexiones sobre las imágenes cristalizadas por los medios de comunicación, con la ayuda de la propia publicidad. Este estudio busca dar respuesta al siguiente problema de investigación: ¿cómo interactúa la publicidad y qu
URI: https://hdl.handle.net/10923/26835
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