Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26890
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmaral, Augusto Jobim do
dc.contributor.authorFigueiredo, Vitor Matisse Kauffmann Pereira
dc.date.accessioned2024-12-04T12:03:40Z-
dc.date.available2024-12-04T12:03:40Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26890-
dc.description.abstractA presente dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS, especificamente na Área de Concentração denominada Ética e Filosofia Política e Linha de Pesquisa designada como Estado e Teorias da Justiça, tem por objetivo sustentar a hipótese de que se pode percorrer a obra de Georges Didi-Huberman a partir de um certo entendimento sobre a categoria do Limite. Para tanto, tem-se como intuito desenvolver o argumento de que o Limite não é somente condição de impossibilidade, mas também condição de possibilidade. Sendo assim, a impotência pode inverter-se no seu oposto, tornando-se potência. Entende-se, em linhas gerais, que o pensamento desenvolvido por Didi-Huberman é uma reproposição da relação entre a tradição visual da história e a representação. Acredita-se ser possível interpretar essa reproposição tendo o Limite como fundamento, uma vez que, se a representação deve ser pensada com a sua rasgadura, seu sintoma, é porque este movimento expõe o Limite, aquilo que permite o ser das coisas, de maneira que a forma dada por ele sirva como solo para a sua transgressão, levando as coisas ao além de si exigido pelo desejo.Optou-se, para isso, por fazer um corte didático da obra de Didi-Huberman, cujo marco divisor é o livro Imagens apesar de tudo, sendo a primeira parte voltada para a arte e a segunda para a política, ainda que os pressupostos de abordagem sejam os mesmos tanto para um tema quanto para o outro e, por isso mesmo, acabem andando lado a lado. Trabalhar-se-á, ao longo do texto, alguns pontos considerados fundamentais para a obra de Didi-Huberman, demonstrando como se pode derivar uma concepção de Limite ao analisá-los. São eles a representação e a rasgadura; o anacronismo; a forma e a transgressão; a Pathosformel; a história da arte como luta das experiências; a semelhança informe; a esperança e, por fim, a escrita ensaística, sua ligação com a comunidade e com uma genuína crítica à violência.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation, developed in the Postgraduate Program in Philosophy at PUCRS, specifically in the Concentration Area called Ethics and Political Philosophy and Line of Research called State and Theories of Justice, aims to support the hypothesis that one can go through the work of Georges Didi-Huberman based on a certain understanding of the category of Limit. To this end, the aim is to develop the argument that the Limit is not only a condition of impossibility, but also a condition of possibility. Therefore, impotence can be inverted into its opposite, becoming potence. It is understood, in general terms, that the thought developed by Didi-Huberman is a reproposition of the relationship between the visual tradition of history and representation. It is believed that it is possible to interpret this reproposition having the Limit as its foundation, since, if the representation must be thought of with its rend, its symptom, it is because this movement exposes the Limit, that which allows the being of things, so that the form given by it serve as a ground for its transgression, taking things to the beyond itself required by desire.For this purpose, a didactic clipping of Didi-Huberman's work was made, whose defining landmark is the book Images in Spite of All, with the first part focused on art and the second on politics, even though the approach assumptions are the same for one theme and the other and, as a result, they end up walking side by side. Throughout the text, some points considered fundamental to Didi-Huberman's work will be discussed, demonstrating how a conception of Limit can be derived by analyzing them. They are representation and rend; anachronism; form and transgression; Pathosformel; the history of art as a struggle of experiences; the dissimilar similitude; hope and, finally, essayistic writing, its connection with the community and a with a genuine critique of violence.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectIMAGENS - REPRESENTAÇÃOpt_BR
dc.subjectIMAGEM (FILOSOFIA)pt_BR
dc.titlePoética dos vagalumes, política das sobrevivências: um estudo sobre a categoria do limite em Georges Didi-Hubermanpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000509324-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,64 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.