Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/27085
Tipo: Monografia
Título: Qualidade de produto de software: um estudo baseado em métricas e automação de testes
Autor(es): Gomes, Roger Emanuel Fraga
Orientador: Marczak, Sabrina dos Santos
Fecha de Publicación: 2024
Palabras clave: QUALIDADE DE SOFTWARE
MÉTRICAS DE QUALIDADE
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
AUTOMAÇÃO DE TESTES
SOFTWARE QUALITY
QUALITY METRICS
PRODUCT DEVELOPMENT
TEST AUTOMATION
Resumen: Investigando a garantia da qualidade de software através de métricas específicas, foi identificado como estas contribuem para a excelência dos produtos em diferentes níveis de automação de testes. Com base na questão norteadora "Quais métricas são consideradas mais importantes para garantir a qualidade de um produto?", o estudo utilizou uma abordagem exploratória, baseada em entrevistas semi-estruturadas com profissionais da área de Tecnologia da Informação. Os dados foram analisados por meio do método de Análise Temática, revelando padrões e práticas relevantes no uso de métricas e automação para melhoria da qualidade de software. Os resultados oferecem sugestões de diretrizes práticas para organizações otimizarem suas estratégias de qualidade, promovendo maior eficiência e satisfação dos usuários finais. Este trabalho contribui para o campo ao propor um conjunto adaptável de métricas, ajustáveis ao contexto organizacional e às mudanças tecnológicas.
Investigating the assurance of software quality through specific metrics, it was identified how these contribute to product excellence at different levels of test automation. Based on the guiding question "Which metrics are considered most important to ensure the quality of a product?", the study used an exploratory approach based on semi-structured interviews with professionals in the Information Technology area. The data were analyzed using the Thematic Analysis method, revealing relevant patterns and practices in the use of metrics and automation to improve software quality. The results offer suggestions for practical guidelines for organizations to optimize their quality strategies, promoting greater efficiency and end-user satisfaction. This work contributes to the field by proposing an adaptable set of metrics, adjustable to the organizational context and technological changes.
URI: https://hdl.handle.net/10923/27085
Aparece en las colecciones:TCC Sistemas de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024_2_ROGER_EMANUEL_FRAGA_GOMES_TCC.pdfTexto completo2,11 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.