Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/27125
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEbert, Síntia Lúcia Faé-
dc.contributor.authorFerreira, Ana Carolina Kremer-
dc.date.accessioned2025-05-09T19:15:59Z-
dc.date.available2025-05-09T19:15:59Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/27125-
dc.description.abstractO presente artigo, trabalho de conclusão de curso de Graduação em Pedagogia, tem como ponto principal discutir qual a influência das atividades lúdicas no processo de alfabetização, focando, em suma, no primeiro ano do ensino fundamental. Para esse propósito, o objetivo principal do estudo é analisar de que forma as atividades voltadas para a ludicidade na alfabetização influenciam, de fato, nesse processo de aprendizagem. Para obter informações e conhecimentos sobre o tema, foi realizada uma pesquisa em referenciais teóricos relacionados à alfabetização e à ludicidade. Entre os autores consultados estão: Vygotsky (1998), Piaget (1998), Ferreiro (1999) e Soares (2016). Além disso, foi realizada uma pesquisa através de questionário, aplicado a quatro professores(as) alfabetizadores(as), divididos(as) em rede pública e privada, que utilizam a ludicidade como um recurso para suas aulas, buscando engajar seus alunos e tornar o processo de alfabetização mais leve e significativo. Este estudo mostrou que as atividades lúdicas têm um papel fundamental na alfabetização, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças.pt_BR
dc.description.abstractThe main point of this article, a conclusion work for a Bachelor's degree in Pedagogy, is to discuss the influence of playful activities on the literacy process, focusing, in short, on the first year of elementary school. For this purpose, the main objective of the study is to analyze how activities focused on playfulness in literacy actually influence this learning process. To obtain information and knowledge on the topic, research was carried out on theoretical references related to literacy and playfulness. Among the authors consulted are: Vygotsky (1998), Piaget (1998), Ferreiro (1999) and Soares (2016). Furthermore, a survey was carried out using a questionnaire, applied to four literacy teachers, divided into public and private networks, who use playfulness as a resource for their classes, seeking to engage their students and make the lightest and most meaningful literacy process. This study showed that playful activities play a fundamental role in literacy, contributing to children's cognitive, social and emotional development.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectALFABETIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectLUDICIDADEpt_BR
dc.subjectBRINCARpt_BR
dc.subjectLITERACYen_US
dc.subjectPLAYFULNESSen_US
dc.subjectTO PLAYen_US
dc.titleLudicidade na educação: a influência no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativePlayfulness in education: the influence on the literacy process in the first year of elementary schoolpt_BR
dc.typeArtigo-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Humanidades-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2024/2-
dc.degree.graduationPedagogia-
Aparece nas Coleções:TCC Pedagogia

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_2_ANA_CAROLINA_KREMER_FERREIRA_TCC.pdfTexto completo591,25 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.