Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://hdl.handle.net/10923/27126
Tipo: | Artigo |
Título: | A percepção da aprendizagem: processos e impactos nos terceiros e quartos anos do ensino fundamental |
Autor(es): | Hass, Luana |
Orientador: | Bonelli, Sônia Maria de Souza |
Fecha de Publicación: | 2024 |
Palabras clave: | PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM CONSTRUÇÃO SOCIAL DA INFÂNCIA DESENVOLVIMENTO INFANTIL PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM |
Resumen: | Esse artigo aborda a importância de compreender os processos de Ensino e Aprendizagem e seus impactos, a partir da percepção de professoras do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola da Rede Privada de Porto Alegre. Destacam-se conceitos sobre os processos de Ensino e Aprendizagem, a construção social da infância, o desenvolvimento infantil e a perspectiva de aprendizagem a partir de conceitos da neurociência. A educação nessa fase inicial é fundamental para o desenvolvimento das crianças, sendo um período crucial para a construção de futuros aprendizados, com isso o estudo explora a importância de aprender e como as metodologias e estratégias abordadas pelos professores influenciam o desenvolvimento dos alunos. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, com dados empíricos coletados por meio de um questionário online. Os principais autores utilizados foram Jean Piaget, Lev Vygotsky e Phillippe Áries. A pesquisa realizada, revela que é crucial que os professores possuam uma base teórica sobre o desenvolvimento infantil e os processos de aprendizagem, pois isso permitirá o planejamento de estratégias mais eficazes, respeitosas e que promovam um aprendizado significativo. |
URI: | https://hdl.handle.net/10923/27126 |
Aparece en las colecciones: | TCC Pedagogia
|
Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.