Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/27203
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTietzmann, Roberto
dc.contributor.authorLima, Luciana Lauffer
dc.date.accessioned2025-06-24T12:03:11Z-
dc.date.available2025-06-24T12:03:11Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/27203-
dc.description.abstractEsta dissertação questiona como a extensão de cenários como Virtual Production (Produção Virtual) impacta a narrativa audiovisual contemporânea. Como objeto, escolhemos histórias de ficção científica que envolvem viagens interplanetárias. A metodologia proposta é o estudo de caso e a análise comparativa considerando três diferentes obras seriadas, produzidas em períodos distintos, sendo elas década de 1960 (Star Trek: The Original Series), 1980 (Star Trek: The Next Generation) e 2019 (The Mandalorian), com um intervalo de 20 e 30 anos, respectivamente, entre cada produção. A exploração preliminar do tema ficção científica, para definição do objeto, demonstrou um aumento progressivo do número de títulos relacionados a este universo ao longo do tempo, com um aparente contato entre o incremento das técnicas utilizadas para produção de efeitos especiais, tais como extensão de cenários, e sua apropriação pelos processos de produção audiovisual.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation questions how the extension of scenarios such as Virtual Production impacts contemporary audiovisual narrative. As the object, we chose science fiction stories that involve interplanetary travel. The proposed methodology is a case study and comparative analysis considering three different serial works, produced in different periods, namely the 1960s (Star Trek: The Original Series), the 1980s (Star Trek: The Next Generation) and 2019 (The Mandalorian), with an interval of 20 and 30 years, respectively, between each production. The preliminary exploration of the science fiction theme, to define the object, demonstrated a progressive increase in the number of titles related to this universe over time, with an apparent contact between the increase in techniques used to produce special effects, such as scenario extension, and their appropriation by audiovisual production processes.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectAUDIOVISUAIS - PRODUÇÃOpt_BR
dc.subjectFICÇÃO CIENTÍFICApt_BR
dc.subjectTELEVISÃO - SERIADOSpt_BR
dc.subjectCINEMA - EFEITOS ESPECIAISpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.titleVirtual production: uma análise do impacto da nova tecnologia de produção na narrativa seriada de ficção científica da série The mandalorianpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000510250-Texto+completo-0.pdfTexto completo11,62 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.