Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/27203
Tipo: masterThesis
Título: Virtual production: uma análise do impacto da nova tecnologia de produção na narrativa seriada de ficção científica da série The mandalorian
Autor(es): Lima, Luciana Lauffer
Orientador: Tietzmann, Roberto
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2025
Palabras clave: AUDIOVISUAIS - PRODUÇÃO
FICÇÃO CIENTÍFICA
TELEVISÃO - SERIADOS
CINEMA - EFEITOS ESPECIAIS
COMUNICAÇÃO
Resumen: Esta dissertação questiona como a extensão de cenários como Virtual Production (Produção Virtual) impacta a narrativa audiovisual contemporânea. Como objeto, escolhemos histórias de ficção científica que envolvem viagens interplanetárias. A metodologia proposta é o estudo de caso e a análise comparativa considerando três diferentes obras seriadas, produzidas em períodos distintos, sendo elas década de 1960 (Star Trek: The Original Series), 1980 (Star Trek: The Next Generation) e 2019 (The Mandalorian), com um intervalo de 20 e 30 anos, respectivamente, entre cada produção. A exploração preliminar do tema ficção científica, para definição do objeto, demonstrou um aumento progressivo do número de títulos relacionados a este universo ao longo do tempo, com um aparente contato entre o incremento das técnicas utilizadas para produção de efeitos especiais, tais como extensão de cenários, e sua apropriação pelos processos de produção audiovisual.
This dissertation questions how the extension of scenarios such as Virtual Production impacts contemporary audiovisual narrative. As the object, we chose science fiction stories that involve interplanetary travel. The proposed methodology is a case study and comparative analysis considering three different serial works, produced in different periods, namely the 1960s (Star Trek: The Original Series), the 1980s (Star Trek: The Next Generation) and 2019 (The Mandalorian), with an interval of 20 and 30 years, respectively, between each production. The preliminary exploration of the science fiction theme, to define the object, demonstrated a progressive increase in the number of titles related to this universe over time, with an apparent contact between the increase in techniques used to produce special effects, such as scenario extension, and their appropriation by audiovisual production processes.
URI: https://hdl.handle.net/10923/27203
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000510250-Texto+completo-0.pdfTexto completo11,62 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.