Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/3623
Type: doctoralThesis
Title: Concepção de envelhecimento de idosos autores de materiais instrucionais: análise de texto e imagem
Author(s): Ferreira, Anderson Jackle
Advisor: Stobäus, Claus Dieter
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Issue Date: 2009
Keywords: GERONTOLOGIA BIOMÉDICA
INCLUSÃO DIGITAL
QUALIDADE DE VIDA
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
IDOSOS - ATIVIDADES
OFICINAS PEDAGÓGICAS
Abstract: The present study is part of the “Development of Longevity with Quality of Life” field of research of the Biomedical Gerontology area from the Institute of Geriatrics and Gerontology at Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). It deals with the conception of aging which permeates the instructional materials constructed by three elderly people who participate in the Digital Inclusion Workshops which are offered by the Potencialidade Project developed in the mentioned university. The theoretical reference approaches the intentions of the study and its justification. It is a case study developed in a qualitative, interpretative and interventionist methodology. People were selected according to some previously established criteria. The subjects had some knowledge in Informatics, participated in the construction of instructional materials related to the aging theme, were assiduous and over sixty years old. They were two women and one man who had been participating of the workshops since 2004 and collaborated with this specific study from April, 2007 to December, 2008. Practical lessons were developed to teach them how to use basic computer components – (hardware), functions, keyboard, mouse and finally software like Microsoft® Word, Microsoft® PowerPoint and Microsoft® Internet Explorer. The elderly learners chose an aspect on the aging phenomenon that they would like to develop and which would be the main element for creating their instructional materials. The learners were also observed while constructing the materials. The production went through an interpretative and semiotic analysis in terms of color, pictures and elements. In addition, there was interaction between the researcher and learners that generated temporal, biological, psychosocial, cultural, educational and technological dimensions. It is highlighted that the technology used paved the way for better communication among the classmates and with other people, curiosity and a larger interest in new issues through information access – new possibilities for understanding the aging process. Another strong point is that they lost the fear of using computers and started being more confident about themselves.
O estudo, dentro da Linha de Pesquisa “Promoção de Longevidade com Qualidade de Vida” da Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul trata da concepção de envelhecimento que permeia os materiais instrucionais construídos por três idosos participantes de Oficinas de Inclusão Digital oferecidas no Projeto Potencialidade PUCRS. O Referencial Teórico aborda as intenções do estudo e suas justificativas. A Metodologia utilizada foi de natureza Qualitativa Interpretativa e de Intervenção, com a estratégia Estudo de Caso. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados por critérios pré-estabelecidos, sendo este estudo formado por três integrantes dos grupos de Inclusão Digital do Projeto Potencialidade, com noções intermediárias de informática, com a elaboração de materiais instrucionais relacionados com o tema envelhecimento, assíduos às atividades e com idade superior a sessenta anos. Sendo duas idosas e um idoso, que participaram das Oficinas de Inclusão Digital, dentro do Projeto Potencialidade desde 2004, e, neste estudo de abril de 2007 a dezembro de 2008. Como atividades, foram desenvolvidas aulas práticas que incluíam o aprendizado básico dos componentes do computador (Hardware), as funções e o manuseio do teclado e do mouse, bem como a utilização do sistema operacional Microsoft® Windows XP e dos software Microsoft® Word, Microsoft® PowerPoint e Microsoft® Internet Explorer. Após a aprendizagem das noções básicas de Informática, os alunos idosos escolheram um aspecto sobre o fenômeno envelhecimento que gostariam de desenvolver e que passou a constituir a base para a criação de seus materiais instrucionais. Os idosos foram observados enquanto realizavam a construção de materiais, por tanto em processo de sua aprendizagem e produção.A produção passou por análise interpretativa e semiótica (em termos de cor, fundo, figuras, elementos), e por validação comunicativa (interação entre o pesquisador e pesquisado), gerando dimensões: temporal, biológica, psicossocial, cultural, social e tecnológica levando em conta o referencial teórico e a experiência do autor. Nas Considerações Finais salientamos que a tecnologia utilizada permitiu a comunicação com os outros colegas e outras pessoas, curiosidade e um maior interesse em novos aprendizados através do acesso às informações, novas possibilidades de conhecimento sobre envelhecimento, adaptação e perda do medo da utilização do computador, maior autonomia, sendo que a concepção de envelhecimento de idosos em processo de inclusão digital modificou-se na esfera social, cultural e psicológica, através das Oficinas do Projeto Potencialidade.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3623
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000431533-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo12,78 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.