Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5607
Tipo: masterThesis
Título: Marcas no corpo
Autor(es): Voss, Nadja da Silva
Orientador: Passos, Marie-Hélène Paret
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2013
Palavras-chave: LETRAS - MESTRADO
ESCRITA CRIATIVA
IMAGEM
SEMIÓTICA
CRÍTICA GENÉTICA
Resumo: Essay about the creational process of the book Marcas no Corpo, from my authorship. We think in pictures. All languages are formed as images in our mind, which makes the narrative writing a junction of verbal and visual languages. With that, I believe in a semi-verbal semiosis, from a reading with the body, amending this same body and thoughts, and, reinforced by the hybridity that I propose in the book, ie, the expansion of synesthesia by blurring of boundaries, enhances reading by the consciousness of the body.I also believe that this semi-verbal semiosis is conscious to the author, and thus the multiple semiosis usage, now increasingly common, make possible a hypertextuality of high interactivity and motion, where the limits author-reader dilute, making room for an complete performative experience. With the book, I sought interactive aspects between text-image, and especially between book-reader; and all these interactive processes arise from scripture itself. Is to the manuscript I turn to determinate the plasticity of a page. Are the drawings, graphic signals and inter-texts of the manuscript that dictate the fi nal form of the book, so that more of the original content of the primary image is maintained.
Ensaio sobre o processo criacional do livro Marcas no Corpo, de minha autoria. Pensamos em imagens. Todas as linguagens formam-se como imagens em nossa mente, o que torna a narrativa escrita uma junção das linguagens verbal e visual. Com isso, acredito em uma semiose semi-verbal, proveniente de uma leitura do corpo, que altera este mesmo corpo e os pensamentos, e que, reforçada pelo hibridismo que proponho no livro, ou seja, a ampliação da sinestesia pela diluição das fronteiras, potencializa a leitura pela consciencia do corpo. Acredito ainda que esta semiose semi-verbal é consciente para o autor, e assim as múltiplas semioses, hoje cada vez mais comuns, possibilitam uma hipertextualidade de alta interatividade e movimento, onde os limites autor-leitor diluem-se, abrindo espaço para uma experiência performática completa. Com o livro, busquei aspectos interativos entre texto-imagem e, principalmente, entre obra-leitor, sendo que todos estes processos interativos nascem da própria escritura. É ao manuscrito que recorro para determinar a plasticidade de uma página. São os desenhos, sinais gráfi cos e intertextos dos manuscritos que ditam a forma fi nal da obra, a fi m de que mais do conteúdo original, da imagem primordial, seja mantido.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5607
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000453088-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo4,93 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.