Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/7903
Type: masterThesis
Title: Análise de erros e superação de dificuldades matemáticas por meio da modelagem matemática no ensino fundamental
Author(s): Pereira, Renata Brito
Advisor: Biembengut, Maria Salett
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2011
Keywords: ANÁLISE DE ERROS (ENSINO)
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO
Abstract: Esta dissertação descreve o desenvolvimento de métodos de ensino matemático, análise de erros e modelagem matemática, aplicadas em uma turma de 6º ano da escola Frederico Ritter no Município de Três Coroas no Estado do Rio Grande do Sul. Esses métodos de ensino foram aplicados nessa turma com o intuito de identificar, classificar e superar as dificuldades que esses alunos apresentam em aplicar os conceitos de multiplicação e divisão. Para isso adotou-se no estudo bibliográfico desta pesquisa autores que defendem a análise de erro como um método de ensino que classifica o erro, fazendo o estudante identificá-lo, para a superação destes erros baseou-se em autores que defendem a modelação matemática como um método de ensino que torna os problemas do cotidiano em problemas matemáticos. Apresente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa foram aplicadas avaliações objetivas para diagnosticar e classificar os erros cometidos pelos estudantes. A análise dos dados mostrou que os estudantes ao se deparar com os seus erros têm inicialmente uma resistência em encará-los, mas com o passar das atividades vai se familiarizando com o processo. O desenvolvimento de um laboratório de matemática possibilitou a aplicação de modelação matemática, mostrando aos estudantes que a vida real pode apresentar problemas que podem ser resolvidos por métodos matemáticos. Esta pesquisa indicou que a utilização de métodos matemáticos inovadores podem melhorar a atuação do professor em sala de aula.
This study describes the development of methods for teaching mathematics, error analysis, and mathematical modeling as applied in a sixth grade group at the Frederico Ritter School in the city of Três Coroas in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. These teaching methods were applied in this group aiming at identifying, classifying, and overcoming difficulties presented by the students in applying the concepts of multiplication and division. With this objective, the works of authors who advocate for error analysis as a teaching method which classifies the error, helping the student to identify it, were adopted for the bibliographical study in this research. The overcoming of these errors was based on the works of authors who advocate for mathematical modeling as a teaching method which derives mathematical problems from everyday problems. This research uses a qualitative approach and objective evaluations to diagnose and classify the errors committed by the students. Data analysis showed that students, in discovering their errors, present an initial resistance to face them, but get used to the process as the activities progress. The development of a mathematics laboratory enabled the application of mathematical modeling, showing students that real life may present problems which might be solved by mathematical methods. This research indicates that the use of innovative mathematical methods may improve teachers’ performance in the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7903
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000477816-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,1 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.