Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/16852
Type: masterThesis
Title: Ualalapi: ngungunhane e a destruição do Império de Gaza enquanto relativizações do projeto nacional da frelimo e da guerra civil (1982-1987)
Author(s): Bortolotti, João Antônio Batista
Advisor: Paredes, Marçal de Menezes
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em História
Issue Date: 2020
Keywords: MOÇAMBIQUE - HISTÓRIA
MOÇAMBIQUE - CONDIÇÕES SOCIAIS
HISTÓRIA
Abstract: Passados dez anos de uma violenta guerra de libertação, a independência de Moçambique foi oficializada em 25 de Junho de 1975, sendo o controle do Estado entregue unilateralmente à Frente de Libertação de Moçambique, movimento presidido por Samora Machel. Nos anos pós-independência seria iniciada uma guerra civil, a partir do surgimento da Resistência Nacional Moçambicana, movimento que operaria grave oposição armada contra as políticas do Estado. Com o gradual agravamento da guerra civil, ao longo da década de 1980 o Estado-Frelimo imaginou e incentivou um projeto de construção de uma nova nação socialista, bem como de uma nova identidade nacional moçambicana concebida a partir da realidade étnica de populações do sul do território, portanto pouco representativa de outras etnias. Tal projeto foi alicerçado na reformulação do significado político de Ngungunhane, último soberano do Império de Gaza, convertido em herói nacional moçambicano e aproximado de lideranças da Frelimo, como o próprio Samora Machel.No que dizia respeito a questões culturais, o discurso oficial por trás do projeto nacional foi modelado a partir de uma retórica de combate revolucionário, a qual caracterizaria o papel exigido de escritores moçambicanos na construção do socialismo. Com esse cenário em mente, na presente dissertação propomo-nos à interpretação de Ualalapi (1987), de Ungulani Ba Ka Khosa, tomada como uma obra literária a relativizar determinados aspectos do contexto de sua produção, nomeadamente a guerra civil e, principalmente, a iconização de Ngungunhane. Buscamos apoio interpretativo em obras publicadas por Ungulani após 1987, mas principalmente em seus textos publicados na Revista Charrua (1984-1986) periódico publicado por um grupo de jovens escritores reunidos com intenções de relativizar as retóricas de intelectual revolucionário e literatura de combate tão caras ao projeto nacional do Estado-Frelimo.
After ten years of a violent liberation war, the independence of Mozambique was officialized in June 25th 1975, and the control of the state was unilaterally given to Mozambique’s Liberation Front, a movement leaded by Samora Machel. During those post-independence years a civil war was initiated, with the emergence of Mozambican National Resistance, a military movement which would operate grave armed opposition against the state policies. With the escalation of the civil war, along the decade of 1980 the State-Frelimo imagined and encouraged a project of constructing a new socialist nation, as well as a new Mozambican national identity conceived from the ethnic reality of the southern populations, therefore little representative of other ethnicities. Such project was based on reshaping the political significance of Ngungunhane, last ruler of the Gaza Empire, to be converted to a Mozambican national hero and approximated to Frelimo’s leaderships like Samora Machel himself. In what related to cultural matters, the official discourse behind the national project was marked by a rhetoric of revolutionary combat which would characterize the role demanded from Mozambican writers in the construction of socialism. With this scenario in mind, in the present dissertation we propose to interpret Ualalapi (1987), of Ungulani Ba Ka Khosa, taken as a literary work that relativizes certain aspects of the context of its production, namely the civil war and, mainly, the iconization of Ngungunhane. We found interpretive support in works of Ungulani published after 1987, but primarily in his texts published in Revista Charrua (1984-1986), magazine published by a group of writers reunited with intentions of relativizing the rhetoric of revolutionary intellectual and combat literature so dear to the national project of Frelimo.
URI: https://hdl.handle.net/10923/16852
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000498716-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,23 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.