Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26418
Type: Article
Title: Pesquisa exploratória sobre precificação na área de negócios
Author(s): Tigre, Marcelo Bosquirolli
Advisor: Etges, Ana Paula Beck
Issue Date: 2021
Keywords: PRECIFICAÇÃO
ESTRATÉGIA DE MARKETING
GESTÃO DE NEGÓCIOS
MÉTODO DE CUSTEIO
COMPETIÇÃO
Abstract: A precificação é uma área com impacto relevante para a rentabilidade das empresas e em como elas se posicionam no mercado, mas ainda carece de aprofundamento no tema por parte dos gestores. Com a realização de uma revisão de literatura seguida de entrevistas com gestores, o presente trabalho apresenta um aprofundamento nos principais métodos de precificação, focando nos três pilares comumente encontrados na literatura: precificação baseada em custos, em concorrência e em valor. Os principais resultados incluem uma análise de como as diferentes metodologias de custeio impactam a precificação, como considerar a relação qualidade-preço para se posicionar de forma estratégica em relação à concorrência e a utilização do mapa de valor para visualizar a perspectiva do consumidor.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26418
Appears in Collections:TCC Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_2_MARCELO_BOSQUIROLLI_TIGRE_TCC.pdfTexto completo461,14 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.