Resumo: | Esta dissertação questiona como a extensão de cenários como Virtual Production (Produção Virtual) impacta a narrativa audiovisual contemporânea. Como objeto, escolhemos histórias de ficção científica que envolvem viagens interplanetárias. A metodologia proposta é o estudo de caso e a análise comparativa considerando três diferentes obras seriadas, produzidas em períodos distintos, sendo elas década de 1960 (Star Trek: The Original Series), 1980 (Star Trek: The Next Generation) e 2019 (The Mandalorian), com um intervalo de 20 e 30 anos, respectivamente, entre cada produção. A exploração preliminar do tema ficção científica, para definição do objeto, demonstrou um aumento progressivo do número de títulos relacionados a este universo ao longo do tempo, com um aparente contato entre o incremento das técnicas utilizadas para produção de efeitos especiais, tais como extensão de cenários, e sua apropriação pelos processos de produção audiovisual. This dissertation questions how the extension of scenarios such as Virtual Production impacts contemporary audiovisual narrative. As the object, we chose science fiction stories that involve interplanetary travel. The proposed methodology is a case study and comparative analysis considering three different serial works, produced in different periods, namely the 1960s (Star Trek: The Original Series), the 1980s (Star Trek: The Next Generation) and 2019 (The Mandalorian), with an interval of 20 and 30 years, respectively, between each production. The preliminary exploration of the science fiction theme, to define the object, demonstrated a progressive increase in the number of titles related to this universe over time, with an apparent contact between the increase in techniques used to produce special effects, such as scenario extension, and their appropriation by audiovisual production processes. |