Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/27203
Tipo: masterThesis
Título: Virtual production: uma análise do impacto da nova tecnologia de produção na narrativa seriada de ficção científica da série The mandalorian
Autor(es): Lima, Luciana Lauffer
Orientador: Tietzmann, Roberto
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2025
Palavras-chave: AUDIOVISUAIS - PRODUÇÃO
FICÇÃO CIENTÍFICA
TELEVISÃO - SERIADOS
CINEMA - EFEITOS ESPECIAIS
COMUNICAÇÃO
Resumo: Esta dissertação questiona como a extensão de cenários como Virtual Production (Produção Virtual) impacta a narrativa audiovisual contemporânea. Como objeto, escolhemos histórias de ficção científica que envolvem viagens interplanetárias. A metodologia proposta é o estudo de caso e a análise comparativa considerando três diferentes obras seriadas, produzidas em períodos distintos, sendo elas década de 1960 (Star Trek: The Original Series), 1980 (Star Trek: The Next Generation) e 2019 (The Mandalorian), com um intervalo de 20 e 30 anos, respectivamente, entre cada produção. A exploração preliminar do tema ficção científica, para definição do objeto, demonstrou um aumento progressivo do número de títulos relacionados a este universo ao longo do tempo, com um aparente contato entre o incremento das técnicas utilizadas para produção de efeitos especiais, tais como extensão de cenários, e sua apropriação pelos processos de produção audiovisual.
This dissertation questions how the extension of scenarios such as Virtual Production impacts contemporary audiovisual narrative. As the object, we chose science fiction stories that involve interplanetary travel. The proposed methodology is a case study and comparative analysis considering three different serial works, produced in different periods, namely the 1960s (Star Trek: The Original Series), the 1980s (Star Trek: The Next Generation) and 2019 (The Mandalorian), with an interval of 20 and 30 years, respectively, between each production. The preliminary exploration of the science fiction theme, to define the object, demonstrated a progressive increase in the number of titles related to this universe over time, with an apparent contact between the increase in techniques used to produce special effects, such as scenario extension, and their appropriation by audiovisual production processes.
URI: https://hdl.handle.net/10923/27203
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000510250-Texto+completo-0.pdfTexto completo11,62 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.