Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4234
Type: doctoralThesis
Title: O tu construído no discurso do eu: uma abordagem polifônico-discursiva da segunda pessoa
Author(s): Andersen, Elenice Maria Larroza
Advisor: Barbisan, Leci Borges
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2006
Keywords: LINGUAGEM
ANÁLISE DO DISCURSO
DUCROT, OSWALD - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
ENSINO
Abstract: Esta pesquisa trata da construção do tu nos enunciados proferidos pelo eu. Reconhece em Ducrot (1987; 1988; 2001) os princípios fundadores para a caracterização dos lugares de inscrição do tu no discurso, a partir de suas reflexões sobre linguagem e polifonia, e, em Donaire (2004), as bases para uma descrição comum do funcionamento da polifonia ducrotiana em diferentes níveis lingüísticos. Como resultado teórico, aponta para a apropriação da abordagem polifônico-discursiva para a análise do alocutário que o locutor constrói em seu discurso. Quanto às implicações pedagógicas, constata que essa proposta está em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, visto que contribui para o desenvolvimento da competência discursiva do aluno.
Este trabajo trata de la construcción del tu en los enunciados proferidos por el yo. Reconoce en Ducrot (1987; 1988; 2001) los principios fundadores para la caracterización de los lugares de inscripción del tu en el discurso, a partir de sus reflexiones sobre lenguaje y polifonía, y, en Donaire (2004), las bases para una descripción común del funcionamiento de la polifonía ducrotiana en los distintos niveles lingüísticos. Como resultado teórico, concluye que la perspectiva polifónicodiscursiva es apropiada para el análisis del alocutor construido por el locutor en su discurso. Sobre las implicaciones para la práctica educativa, concluye que esa propuesta está en conformidad con los “Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa”, puesto que contribuye para el desarrollo de la competencia discursiva del alumno. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/4234
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000384736-Texto+Completo+Anexo+A-0.pdfTexto Completo Anexo A608,69 kBAdobe PDFOpen
View
000384736-Texto+Completo+Anexo+B-1.pdfTexto Completo Anexo B13,84 MBAdobe PDFOpen
View
000384736-Texto+Completo+Anexo+C-2.pdfTexto Completo Anexo C143,68 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.